O carnaval Salvador 2024 promete!
A festa tem início oficialmente em 8 de fevereiro. Em 2023, o Carnaval Salvador recebeu mais de um milhão de pessoas, um número histórico, superando até mesmo os registros pré-pandemia, e este ano o Carnaval apresentará serviços de transporte exclusivos, juntamente com a tradicional interdição do tráfego na capital baiana.
Calendário Carnaval Salvador 2024
Com o tema “Salvador Capital Afro“, Salvador promete muto agito aos foliões durante o Carnaval 2024.
A abertura oficial da festa acontecerá na quinta-feira (8) na Praça Castro Alves, com a reunião dos trios de artistas renomados como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê. O encerramento está marcado para a quarta-feira (14) com o tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas.
Os primeiros dias de fevereiro serão marcados por celebrações religiosas, como a Lavagem de Itapuã na quinta-feira (1) e o evento dedicado a Iemanjá na sexta-feira (2).
O pré-Carnaval terá início no sábado (3) com o Fuzuê, que apresenta mais de 40 atrações no circuito Orlando Tapajós às 14h. No domingo (4), o Furdunço, no mesmo horário, traz outras 52 atrações para o mesmo circuito.
Uma novidade aguarda os foliões na segunda-feira (5) com a “A Melhor Segunda-Feira do Mundo”. Este evento gratuito contará com Xanddy Harmonia, percorrendo o trajeto de Ondina até o Farol da Barra com concentração às 17h. No dia seguinte, Léo Santana assume o comando do “Pipoco” no mesmo percurso.
Confira o calendário:
- 03/02 – Fuzuê
- 04/02 – Furdunço
- 05/02 – Edição especial e gratuita da “Melhor Segunda-Feira” com Xanddy Harmonia
- 06/02 – Pipoco
- 07/02 – Desfile das tradicionais bandinhas no circuito Sérgio Bezerra (Farol-Morro do Cristo)
- 08/02 – Abertura oficial e histórica com o encontro dos trios de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê
Cole no Centro
A diversificação das atrações no centro da cidade será mantida pela Prefeitura de Salvador, com cinco eventos, incluindo o Furdunço do Centro no dia 9, o Pôr do Sol na praça Castro Alves, o Desfile de Fantasias de Luxo LGBT no dia 12 na praça Municipal, e o After Batekoo, prolongando os dias de festa na praça Castro Alves.
O “Cole no Centro” contará com oito palcos temáticos, destacando o Palco Salvador Capital Afro, exclusivo para artistas da música negra, e o Coreto Colorindo Salvador, com músicos e performers da comunidade LGBTQIAPN+.
A programação inclui ainda eventos nos bairros de Salvador, com palcos montados em diversas localidades, e como novidade, o Parque da Cidade no Itaigara receberá o palco “Bailinho da Cidade”, voltado especialmente para as crianças, nos dias 10 e 11. O tradicional Palco do Rock reunirá diferentes tribos em Piatã como parte das festividades.
Se o carnaval de Salvador seguir a programação do ano passado as festas devem começar no final de fevereiro com o Fuzuê, depois o Furdunço (os dois serão na Barra), e também os tradicionais blocos nos circuitos e o carnaval nos bairros.
Os três principais circuitos são: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico).