Japaratinga – a irmã discreta de Maragogi!

Japaratinga – a irmã discreta de Maragogi!

O Brasil é um paí­s brindado com muitas praias como Japaratinga, cada uma com suas particularidades e belezas, das mais movimentadas àquelas outras isoladas, praticamente sem ninguém.

Agora, se você também é um dos que preferem as praias mais vazias, sem muito movimento, então a Japaratinga é seu lugar – mais tranquila que a famosa vizinha Maragogi.

Essa maravilhosa cidade possui cindo praias de águas tranquilas e areias claras, rodeadas por coqueirais, perfeitas para fugir do dia a dia agitado e curtir a tranquilidade de uma praia quase deserta!

Japaratinga, Alagoas foto
Japaratinga. Foto: Jean Carlos Faleiro (CC BY 2.0)

Agora imagina:

Mar calmo, areia clara, uma gastronomia que agrada em todas as refeições.

A tapioca fresca para o café da manhã, um peixinho frito com macaxeira na hora do almoço, um belo prato de camarões no jantar… A cada dia uma variedade de sabores a ser experimentada!

Com o azul e o verde dando o tom dos dias e refletindo o sol que brinda a região em qualquer época do ano, a praia deixa a impressão de um horizonte infinito.

Bastam alguns minutos de caminhada para trazer a sensação de que o mar nunca acaba…

A temperatura morna da água ao longo dos 15km de extensão da cidade de Japaratinga, entre as cinco praias do municí­pio, completa o pacote de atrativos.

Que lugar espetacular!

Japaratinga, Alagoas - Brasil foto
Praia de Japaratinga – Foto por Juliana Lessa

Bom, aqui nós vamos te dar todas as dicas sobre Japaratinga: o que fazer, lugares para visitar, hotéis e pousadas, onde comer, como chegar, e muito mais.

Continue lendo para descobrir todas as maravilhas sobre este pedacinho do paraí­so em Alagoas:

O que você encontra aqui:

Localização

Mapa de Japaratinga, Alagoas foto
Localização

Japaratinga é uma cidade do litoral norte do Alagoas, nordeste brasileiro, localizada em uma área conhecida como Costa dos Corais, que reúne alguma das praias mais bonitas do paí­s.

Entre Recife e Maceió e próxima à São Miguel dos Milagres, este paraí­so encanta aos olhos desde o primeiro momento.

Aliás, Japaratinga está localizada à apenas 10 km ou 20 minutos de carro de Maragogi, sua vizinha mais movimentada.

Praias de Japaratinga

Japaratinga, Alagoas foto
Japaratinga. Foto: Jean Carlos Faleiro (CC BY 2.0)

A cidade possui diversos cenários dos mais lindos do estado, com praias tranquilas, águas esverdeadas.

Como falamos anteriormente, Japaratinga possui 5 praias: Praia da Japaratinga, Praia do Pontal, Praia do Boqueirão, Praia de Barreiras do Boqueirão e Praia de Bitingui.

Veja aqui, um pouco das caracterí­sticas de cada uma delas:

Praia do Pontal

Acesso a partir de Japaratinga ou por balsa, cruzando o rio Manguaba em Porto de Pedras. Suas areias são batidas e finas, e seu mar é manso.

Praia do Boqueirão

Suas areias são claras e finas em alguns pontos, em outros são pedregosas. Com fontes de águas doce e mar agitado, de ondas fortes. Acesso a partir de Japaratinga ou por balsa, cruzando o rio Manguaba em Porto de Pedras.

Praia de Barreiras do Boqueirão

Acesso a partir de Japaratinga ou por balsa, cruzando o rio Manguaba em Porto de Pedras. Praia com fontes de água doce, areias claras, mas em alguns trechos pedregosa. Com ondas fortes, de aspecto selvagem.

Praia de Bitingui

Praia no formato de ferradura, com coqueiros, areias escuras, vila de pescadores, águas tranqí¼ilas e recifes. Acesso a partir de Japaratinga ou por balsa, cruzando o rio Manguaba em Porto de Pedras.

Praia de Japaratinga

Com falésias de areias coloridas com até 20m de altura, esta praia possui mar calmo, recifes, areias escuras e batidas, além de coqueiros. Possui boa infra-estrutura turí­stica, com bares e restaurantes de frutos do mar.

O que fazer em Japaratinga

Japaratinga, Alagoas foto
Japaratinga. Foto: guilherme jofili (CC BY 2.0)

Como Japaratinga está a poucos minutos de outras cidades, vale a pena aproveitar a viagem para curtir não somente Japaratinga, como também essas outras cidades com lindas praias e passeios incrí­veis!

As praias paradisí­acas de Japaratinga estão espalhadas em 15 km do litoral alagoano, seguindo pelo coração da Costa dos Corais até o Rio Manguaba, que separa Japaratinga de Porto de Pedras.

Portanto, se você for ficar por mais de uma semana na Praia de Japaratinga, não há necessidade de alugar carro por todo o tempo de estadia. Três ou quatro dias são o suficiente para conhecer algumas das outras praias próximas.

A jornada pode começar pelo sentido Norte, a partir da praia de Japaratinga mesmo.

A primeira recomendação é ir até a Praia de Antunes. Uma dica: vale pegar a maré baixa, na parte da manhã. A paisagem é indescrití­vel!

A famosa Praia de Carneiros, já em Pernambuco, também é fácil de chegar. Lá você pode passar o dia e almoçar nos restaurantes dos hotéis que ficam na areia, ainda que não estejam hospedados.

Piscinas naturais em Japaratinga foto
Piscinas naturais, Japaratinga. Foto por Japaratinga Resort

As piscinas naturais de Maragogi também ficam bem perto e vale a visita.

Os barqueiros e jangadeiros de qualquer um dos municí­pios da região podem realizar este passeio, combinando com você diretamente nas pousadas ou hotéis.

Alguns ainda completam o serviço oferecendo e preparando um peixe fresco para o almoço, na volta do mergulho nas piscinas.

O ideal é fazer este passeio em um dia de céu aberto, sem chuva ou nuvens, para garantir uma melhor observação dos corais no fundo do mar.

Para quem não se sente confortável em altas profundidades, não há com o que se preocupar. Os mergulhos acontecem, em sua maioria, na parte da manhã, horário em que a maré está baixa e as piscinas são rasas.

Por ser um local de grande interesse, a concorrência em Maragogi é grande e pode acontecer de você chegar junto com muitas outras embarcações, mas nada que invalide ou tire a atratividade do passeio.

Já as piscinas naturais de Japaratinga são menos conhecidas que as de Maragogi, mas não perdem em nada para as de sua cidade vizinha.

Repleta de peixinhos, corais e vida marinha em geral, as piscinas naturais de Japaratinga têm as conhecidas águas transparentes tão famosas no litoral alagoano.

O passeio deve ser feito no perí­odo de maré baixa e o acesso se dá por embarcação.

Porto de Pedras, Japaratinga foto
Porto de Pedras, Japaratinga. Foto por Japaratinga Resort

Para o sentido Sul, as cidades de Porto de Pedras (de onde sai a balsa para São Miguel dos Milagres) e Barra de Camaragibe garantem os belos visuais na beira do mar.

Para chegar a Porto de Pedras é necessário pegar uma balsa, mas vale uma observação: ela é pequena e cabem poucos carros por vez. Como nem sempre há um grande volume de veí­culos para travessia, a balsa que vai as vezes fica do outro lado, até que tenha demanda para retornar.

Então, se você chegar e ela não estiver atracada em qualquer uma das margens, ligue para o número de telefone indicado na placa do atracadouro e em poucos minutos a balsa estará de volta.

A vista do Farol no alto do morro de Porto de Pedras traz um charme a mais para a travessia!

Aproveitando a passagem por Porto de Pedras, não deixe de conhecer o Projeto Peixe Boi!

Trata-se de um projeto comunitário, coordenado por uma associação composta por estudantes, pescadores, ribeirinhos e moradores de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

As cidades de Japaratinga, Porto de Pedras e toda a região da Costa dos Corais estão localizadas em uma área de Proteção Ambiental (APA) classificada como Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável.

Fazer parte de uma APA significa ter entre as atividades principais do local o ordenamento das atividades econômicas, a promoção da cultura da região e, no caso especí­fico de Porto de Pedras, a proteção da população de peixe boi marinho.

O Projeto Peixe Boi propõe que o visitante se integre às ações de preservação socioambiental, a partir do momento em que conhece e compartilha do aprendizado sobre a vida deste animal.

Depois de receber as primeiras orientações no Centro de Informações, os turistas são levados para um passeio de jangada pelo rio Tatuamunha, onde ficam os peixes que estão em readaptação ao seu habitat natural.

O passeio é tranquilo e dura no máximo uma hora e meia.

São feitas algumas paradas rápidas ao longo da navegação, para contemplação tanto da biodiversidade do local quanto dos peixes boi.

O momento de maior aventura é a travessia da ponte de madeira sobre o rio e o manguezal, até chegar ao portinho das jangadas.

O Projeto está aberto à visitação todos os dias, mas o passeio de jangada funciona somente das 10h às 17h e tem um limite de setenta visitantes por dia. Portanto, se planeje!

Barreira do Boqueirão, Japaratinga foto
Barreira do Boqueirão, Japaratinga. Foto por Japaratinga Resort

Voltando às praias, passe por Bitingui e Barreiras do Boqueirão, onde tem algumas fontes de águas mineiras e algumas bicas instaladas para banhos de água doce.

A movimentação aqui é maior, já que tem casas de veraneio e alguns bares mais rústicos.

Já na praia do Pontal, o encontro com o rio é a atração.

Do Patacho à Praia do Toque; de São Miguel dos Milagres à Riacho; da Praia do Morro a Carro Quebrado… Lugares que transmitem uma enorme paz e inundam com a natureza que domina, sem interferências de barraquinhas, quiosques e guarda-sóis.

Se por acaso você pegar um dia de chuva, tome cuidado no dia seguinte com as estradinhas que dão acesso às praias: a maioria delas é de terra batida e não tem muita estrutura. O caminho acaba ficando um alagadiço e a chance de atolar o carro é grande.

Japaratinga, Alagoas - Brasil foto
Praia de Japaratinga – Foto por Juliana Lessa

Um ótimo passeio também para os dias em que você optar por deixar o carro de lado é caminhar pelos 15km de extensão de Japaratinga, conhecendo as praias sem correria e nem hora marcada.

Para isso, recomendamos sair com o mí­nimo: canga, protetor solar, óculos escuros, uma garrafinha de água e um bom livro.

Siga pela areia, explore a área, faça o passeio no seu ritmo.

Mergulhe, pare, leia, tire um cochilo na sombra de um coqueiro e, quando quiser, continue.

Nos horários e dias de maré bem baixinha, é possí­vel entrar quase um quilômetro mar à dentro, com a água abaixo dos joelhos.

E, para os que são adeptos de uma pedalada, algumas pousadas oferecem o aluguel de bikes para os visitantes.

Mirante de Aruanã, Japaratinga foto
Mirante de Aruanã

Não deixe de passar pelo Mirante de Aruanã, na estradinha que leva até o Centro da cidade.

Lá de cima, o visual das praias e de todos os azuis do mar é ainda mais impressionante.

E, seja onde for e como for, é fundamental colaborar com a preservação da região e dos recursos naturais.

Portanto, leve sempre o seu lixo com você e faça o descarte corretamente!

Quando ir

Japaratinga, Alagoas foto
Japaratinga. Foto: Marinelson Almeida (CC BY 2.0)

O clima é ameno durante todas as estações do ano. Fresquinho — sem frio — quando a noite cai e um calor agradável durante a manhã e a tarde.

Outubro, novembro, dezembro e janeiro são os meses com mais chuva na região.

Nos outros meses, quando a chuva aparece, ela vem em um dia e vai embora logo no dia seguinte.

As praias de Japaratinga são, até agora, pouco exploradas por turistas.

Pela proximidade com São Miguel dos Milagres, muito requisita em perí­odos de festa, acaba acontecendo um maior movimento no Réveillon e no Carnaval, quando agregam os visitantes da cidade vizinha.

Ainda assim, a cidade fica bem menos povoada do que outras do litoral do Nordeste.

O mar varia a cada fase da lua. Por isso, tanto para decidir a data da sua viagem quanto para planejar os melhores dias para fazer os seus passeios quando estiver em Japaratinga, você pode consultar a tábua das marés, uma ferramenta usada por pescadores e mergulhadores para analisar a situação e o comportamento das marés a cada dia.

E, com a variação do mar, em cada amanhecer temos um novo cenário.

Onde ficar – Pousadas e Hotéis

Pousadas e Hotéis em Japaratinga foto
Pousadas e Hotéis em Japaratinga. Foto divulgação da Pousada Paraí­so dos Coqueirais

Das pousadas mais simples às mais luxuosas, há sempre a opção que vai trazer o que você procura.

Um deck para o horizonte, a janela que emoldura a lua, o quarto isolado, a rede na varanda, um chalé…

Como o lugar é um pouco isolado e distante de grandes cidades, é comum que os hotéis e pousadas ofereçam meia pensão, com café da manhã e jantar incluí­dos.

Nos restaurantes dos hotéis você também pode fazer um lanche no meio da tarde ou mesmo almoçar, se quiser, pagando por fora.

Além disso, apesar de ter um pedaço de oceano para chamar de seu, a maioria dos hotéis tem piscina e um jardim com espaço para os hóspedes relaxarem e aproveitarem os dias.

Outra questão bem prática é que alguns hotéis maiores, com atrativos como sauna, áreas e equipamentos para a prática de esportes, têm planos de day use para visitantes.

Então, se você quiser mudar de ares por um dia inteiro, pode buscar esta alternativa.

Veja abaixo alguns hotéis e pousadas em Japaratinga selecionados pela Naturam, com link para reserva segura pelo Booking:

Pousadas

Pousada Badejo

Pousada Lua Cheia

Pousada Yapara-Tyba

Pous. Praia dos Encantos

Pousada Vila Cobé

Pousada Humaitá

Pousada do Alto

Paraíso dos Coqueirais

Pousada Coqueiro Verde

Pousada Porto Manguaba

Pousada San Giovanni

Pousada Villa Minduba

Pousada Doze Cabanas

D’Kasa Pousada

Sollaris EcoPousada

Pousada Mon Chéri

Pousada Kaluanã

Hotéis

Vila de Taipa Exclusive

Igarakuê Hotel Pousada

Albacora Praia Hotel

Bitingui Praia Hotel

Flor de Lótus Hotel

Pé na Areia Boutique

Ou então se preferir, faça uma pesquisa através do buscador abaixo:

Booking.com

Onde comer

Onde comer em Japaratinga foto
Mama Pereira

Comida boa não falta por aqui!

Bem em frente ao Centro da cidade, na areia, o Mama Pereira é uma ótima parada. A agulhinha e a macaxeira fritas são de primeira!

No sentido sul, a Choupana do Guaiamum oferece um peixe frito inteiro que é muito saboroso. O restaurante fica na beira da estrada e tem mesinhas na areia também.

Uma ótima opção, para o almoço, o lanche da tarde ou o jantar, é o restaurante Divina Gula.

Ele funciona dentro da Estalagem Caiuia, que pode ser acessada pela estradinha de Japaratinga ou direto pela praia e você pode comer por lá mesmo não sendo hóspede.

Do cardápio, os destaques são o camarão com abacaxi, a moqueca de polvo, o fetuccine ao molho de limão e camarão picante e a lagosta ao alho.

Em São Miguel dos Milagres, vale muito conhecer o restaurante No Quintal. O lugar é uma graça, muito aconchegante e a comida é ótima. O suco de abacaxi com limão e o bolinho quente de goiabada roubam a cena. A salada morna de polvo é maravilhosa.

O horário de funcionamento é limitado: eles não abrem às segundas-feiras e funcionam somente para o almoço, com entrada permitida até 14:30h.

Se você quiser ir para o jantar, é preciso fazer uma reserva com antecedência uma vez que eles não costumam funcionar à noite.

Apesar de parecer um tanto restrito, o ambiente, o serviço e o cardápio compensam!

Em Porto da Rua, a sugestão é o Ecó, um restaurante na beira da praia, com mesinhas em espaço fechado e espreguiçadeiras na areia.

Fiquem atentos para a temporada do defeso, em que as lagostas são preservadas para reprodução. Alguns restaurantes tiram os pratos com a iguaria do cardápio.

Os que mantém (geralmente aqueles que compram lagosta de criadouros) acabam cobrando mais caro por estes pratos.

Infraestrutura

Cidade de Japaratinga foto
Cidade de Japaratinga

A cidade de Japaratinga é pequena. A igreja de Nossa Senhora das Candeias, construí­da pelos holandeses que moravam na região há mais de trezentos anos, permanece de pé.

No Centro tem dois mercadinhos pequenos, um armazém que vende de tudo um pouco e farmácias.

Se você precisar de itens básicos, como água mineral ou protetor solar, vai ser fácil encontrar.

No mais, recomenda-se que você leve na mala os seus itens de primeira necessidade, principalmente quando se trata de medicamentos de uso diário. Aquela velha história de que é melhor prevenir do que remediar…

Como chegar

Japaratinga vista do céu foto
Japaratinga vista do céu. Foto por Japaratinga Resort

Japaratinga está a cerca de 115km de Maceió e a aproximadamente 140km de Recife.

Apesar da distância maior, acaba-se levando o mesmo tempo no deslocamento, indo de uma cidade ou de outra. Isso acontece porque a estrada partindo de Pernambuco está em melhor estado de conservação, então compensa nas horas de viagem.

– Dirigindo

Se você vai de carro saindo de Maceió, o caminho começa pela AL-101 Norte e depois segue através da AL-413 e AL-435, pelo trecho conhecido como Rota Ecológica. Você vai passar por Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Dali, uma travessia de balsa bem rapidinha pelo rio Manguaba já te deixa em Japaratinga.

Se for sair de Recife, o trajeto começa pela BR-101 Sul até Cabo de Santo Agostinho. Depois, segue pela PE-60 até São José da Coroa Grande, na divisa de Pernambuco com Alagoas. Logo após a divisa dos estados, o caminho é pela AL-101.

 – Voando

Chegando de avião, você pode pousar em Recife, no Aeroporto Internacional Guararapes / Gilberto Freyre ou em Maceió, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Pela experiência apurada e conhecida, o caminho por Pernambuco leva a uma viagem tranquila, por cerca de duas horas e meia pela estrada.

Além da condição da estrada, outro fator que pode ser um diferencial positivo e decisivo para chegar por Recife é que, saindo do Rio de Janeiro, por exemplo, os voos são diretos. Por Maceió, as opções são de voos com pelo menos uma conexão.

Seja qual for o seu ponto de chegada, a ida para Japaratinga pode ser com um transfer contratado com motorista particular, de táxi ou de carro, que pode ser alugado nos aeroportos.

A opção de transfer pode ser mais cômoda. Existem serviços especializados, que podem ser contratados pelo site oficial da cidade.

Mas ao fazer a sua reserva de hospedagem, fica a dica de solicitar aos proprietários uma indicação.

Sendo uma cidade pequena, geralmente os donos dos hotéis e pousadas conhecem pessoas que prestam este serviço, com a vantagem que moradores locais conhecem mais facilmente a região.

Conclusão – Japaratinga, o encanto

Croa de São Bento, Japaratinga foto
Croa de São Bento, Japaratinga. Foto por Japaratinga Resort

Em casal ou em famí­lia, com as crianças ou entre amigos, Japaratinga é um excelente destino para descansar e renovar as energias.

Sob o sol ou debaixo de um céu estrelado, no meio da tarde ou ao cair da noite, as praias parecem estar sempre prontas a oferecer o que você foi buscar.

Um lugar aconchegante, de pessoas gentis e boa gastronomia.

Um lugar com um mar para ser todo seu.

Um lugar para dormir e acordar ao som das ondas deslizando na areia.

Um lugar onde o tempo parece passar mais devagar.

Japaratinga é um refúgio que faz bem para o corpo e para a alma!

E você, o que achou de Japaratinga? Já conhecia as praias? Adorarí­amos ouvir sua opinião nos comentários!

E caso já tenha visitado a cidade Alagoense, conta pra gente como foi sua viagem, suas dicas e experiências que teve em Japaratinga! Adoramos ouvir as histórias das viagens nossos leitores!!

Aproveite também para compartilhar esse guia e convidar as pessoas para irem com você na sua próxima viagem à Japaratinga!

Conheça outras Praias do Brasil

GAROPABA

Garopaba é uma linda cidade do litoral de Santa Catarina, pertinho de Florianópolis. Garopaba tem lindas praias e muitas opções de passeios pela natureza.

FORTALEZA

Uma grande capital com praias, opções culturais, maravilhas naturais, muita história pra contar, diversidade, gastronomia e um povo bastante receptivo.

PARATY

Paraty é um lugar de praias paradisíacas, monumentos históricos e festivais interessantíssimos, elementos que tornam Paraty simplesmente inesquecível!

ARRAIAL DO CABO

Arraial do Cabo tem praias paradisíacas tem águas tão claras e limpas e vegetação tão intocada que é até difícil se localizar no tempo – venha ver Arraial.

UBATUBA

A famosa cidade das 100 praias revela um encontro único do Mar com a Mata Atlântica, e possui uma estrutura turística invejável – saiba tudo sobre Ubatuba.

ILHA DO MEL

Belas praias, natureza, pousadas e gastronomia. Trilhas de areia levam às belas praias da Ilha do Mel, como a isolada e praticamente deserta Praia Grande.

MARESIAS

A Praia de Maresias no litoral norte paulista é uma praia famosa por sua beleza natural, pousadas de charme, gastronomia e pela badalada vida noturna.

ILHABELA

Uma ilha paradisíaca no litoral paulista: a “Ilha Bela” faz jus ao nome com magníficas praias, esportes náuticos e ecoturismo e hotéis e pousadas charmosos.

ALTER DO CHÃO

Alter do Chão não fica no litoral, mas é muito conhecida como o “Caribe Amazônico” pelas fantásticas praias de água doce encontradas no belo Rio Tapajós.

Dicas de Viagem da Naturam

Como arrumar a mala de viagem

Como arrumar Mala de Viagem: 13 Dicas imperdíveis para você arrumar suas malas nas viagens e economizar bastante espaço, levando muito mais coisas!

Google Tradutor português para inglês

Vai viajar e não domina o inglês? Use o Google tradutor no celular nas viagens! Veja este Tutorial Prático, muito simples de entender e com vídeos explicativos.

Como tirar o Passaporte em 6 passos

Como tirar passaporte

Pode parecer complicado, mas na verdade o processo de tirar o passaporte atualmente é muito simples! E você faz a maior parte do processo totalmente online.

Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!

Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:

Foto do autor
Autor
Conteúdo de qualidade para você viajar melhor! Nos dedicamos a criar conteúdos diferenciados e aprofundados sobre variados destinos e atrações - afinal, quanto mais informações temos sobre um lugar, melhores são as experiências.

6 comentários em “Japaratinga – a irmã discreta de Maragogi!”

  1. Faltou explicar quem é o padre representado pela estátua em frente à Praça dos Idosos e de quem é a estátua no Mirante Aruanã.

    Responder
  2. Olá!
    Ótima apresentação,!
    Só gostaria de tirar uma dúvida: tem outras opções de comida na região?, Pois somos alérgicos a frutos do mar/peixes…
    Obrigada

    Responder

Deixe um comentário