Trilha Praia Brava da Almada – NÍVEL 1 e 3

Praia Brava da Almada Ubatuba


Situada entre a Praia do Engenho (logo depois da Almada) e a Praia da Fazenda, na região norte de Ubatuba, a Praia Brava da Almada encanta com sua paisagem e o barulho de suas ondas batendo forte na areia.

A praia preservada te permite um maior contato com a natureza, uma ótima oportunidade para relaxar e esquecer do tempo e dos problemas.

Para chegar na praia existem duas trilhas: saindo da Praia da Fazenda (nível 3) e saindo Praia do Engenho, ao lado da Almada (nível 1).

Trilha Praia Brava da Almada Ubatuba

A partir da Praia do Engenho: Uma opção mais fácil e curta, com apenas 30 min de caminhada, a partir da Praia do Engenho.

A partir da Praia da Fazenda: Mais longa e difícil, a trilha inicia pela Praia da Fazenda, passando pelo Costão Rochoso. O legal desta trilha é que você também pode fazer uma parada no Saco das Taquaras (Praia das Conchas).

A seguir veja como chegar na Praia Brava da Almada, com detalhes e informações sobre cada uma das trilhas:

1 – Saindo da Praia do Engenho
(Nível 1)

Trilha Praia Brava da Almada Ubatuba
Trilha Praia Brava da Almada Ubatuba – Saindo da Praia do Engenho

Esta trilha é a mais comum e a mais procurada para acessar a Praia Brava da Almada.

A trilha tem início na Praia do Engenho, que situa-se na região norte de Ubatuba, logo após a praia do Ubatumirim, seguindo pela Rio-Santos.

O acesso é feito por uma estreita estrada de 3 km, siga as placas indicativas que vão para a Almada, e aproveite o magnífico visual do caminho, com pontos de observação da praia do Ubatumirim e ilhas ao redor. Nesta estrada circulam ônibus e há vários pontos de estrangulamento nas curvas, portanto dirija com cautela.

No final da estrada há locais pago para estacionamento administrados por uma associação local, ou você pode parar o carro na rua.

Trilha Praia Brava da Almada Ubatuba
Trilha Praia Brava da Almada Ubatuba – Saindo da Praia do Engenho

Chegando na Almada, você precisará andar até a Praia do Engenho, que por sua vez é acessada através de uma passagem com rampa e escadaria no canto esquerdo da Almada.

Ande até o meio da praia e você verá uma pequena placa indicando o início da trilha. A subida é bem forte, a trilha atravessa um morro e é o único acesso à Praia Brava da Almada.

No início, alguns metros de escada de concreto facilitam a subida, mas logo em seguida começa a trilha, que vai se estreitando em meio à vegetação da Mata Atlântica.

Por ser em morro, esta trilha exige um pouco da parte física.

Praia Brava da Almada Ubatuba
Fim da trilha, já na Praia Brava da Almada

Além disso, também faz-se necessário o uso de calçados adequados, principalmente em épocas de chuva quando o piso é bastante escorregadio.

Pelo caminho, a abundante flora da Mata Atlântica fornece uma sensação indescritível de aventura. Mas a trilha é curta, em ritmo moderado chega-se ao local em cerca de 20 a 30 minutos.

Por ser uma trilha fácil e rápida, você não precisará de monitores credenciados.

2 – Saindo da Praia da Fazenda
(Nível 3)

Trilha Praia Brava da Almada Ubatuba
Saindo da Praia da Fazenda (visual ao chegar na praia)

Essa trilha é mais demorada e tem início na praia da Fazenda.

Para chegar na Praia da Fazenda, você deve acessar uma via secundária de terra, cuja entrada principal está localizada na altura do km 11 da Rodovia Rio-Santos. É necessário estacionar diante do Centro de Visitantes do Parque, que também oferece duchas. Da entrada na rodovia até o centro de visitantes são 500 metros, depois mais 200 metros até a praia.

Por ter uma dificuldade maior, é obrigatório que o passeio seja acompanhado de monitores credenciados.

Aliás, como a Brava da Almada faz parte do Núcleo Picinguaba, você pode marcar de fazer a trilha diretamente com o Parque Estadual Serra do Mar, o (PESM). A duração do passeio dura 4h e é necessário fazer agendamento prévio. Para mais informações, clique aqui.

Durante o percurso são observadas árvores de grande porte como o Araçá Piranga, Canelas, Uricuranas e outras.

O caminho passa pelo Saco das Taquaras (exemplo de praia em formação) e logo após chega-se a praia Brava da Almada, uma praia deserta, que tem vista para as ilhas, Comprida e das Couves.

Tendo como opção seguir por mais 30 minutos até a praia da Almada, uma vila de pescadores com infraestrutura de pousadas e restaurantes.

Chegando na Praia Brava da Almada

Praia Brava da Almada Ubatuba

Na chegada (saindo do Engenho), encontra-se um riacho límpido passando entre as rochas e a areia da praia, fornecendo mais um recanto agradável junto à da natureza, e a surpresa do visual é das melhores, uma belíssima praia de areias grossas e ondas fortes.

Isolada e normalmente quase deserta, é um convite para se deliciar próximo à natureza praticamente intocada.

A correnteza da praia é forte, e buracos no fundo são comuns, é preciso algum cuidado. No canto direito da praia, as rochas oferecem incrível espetáculo no encontro com o mar.

No canto esquerdo, um pequeno rio de águas cristalinas desemboca na praia.

Vídeo Almada / Engenho e Brava da Almada

Conheça a Praia da Almada, o Engenho e a Brava da Almada de um ângulo completamente diferente!

Recomendações:

Trilha Praia Brava da Almada Ubatuba
Saindo da Praia do Engenho
  • Alimentação: água, barra de cereal e lanche, possui restaurante no final da trilha.
  • Vestuário: calça comprida, calçado apropriado e boné.
  • Acessórios / Equipamentos: repelente, protetor solar, óculos de sol, máquina fotográfica e mochila.

E você, já conhece a Praia Brava da Almada? Gostou das nossas dicas?

Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários! Nos conte depois como foi sua visita!

Aproveite também para compartilhar essa maravilhosa praia com quem você gostaria de levar pra lá na próxima vez que estiver em Ubatuba.

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu muito queria visitar praia Almada Brava más só consegui chegar até a metade da trilha.
    A trilha realmente exige esforço físico devido a escadaria ingrime , por tanto pessoas sem preparo físico como eu rsrs 😊 até conseguem de boa mas é preciso caminhar sem pressa e dando umas paradinhas e ir descansando uns minutinhos diante a caminhada
    Não é recomendável para pessoas idosas e nem crianças pois tem umas parte da trilha que se vacilar, derruba mesmo!
    Mas ainda pretendo visitar essa linda praia novamente.😊

    • Isso aí Nanci, volta lá sim, a praia é linda e vale a visita.
      Mas o segredo é esse, vá devagar, curtindo a natureza, descansando, sem pressa. 🙂

  2. Olá. É necessário monitor para fazer a trilha ? Alguns amigos fizeram e disse que como está dentro do parque é necessário um monitor ambiental. Vocês sabem algo sobre? ???
    Obrigado

    • Olá Leonardo!
      A trilha que começa na Praia do Engenho (localizada ao lado da Praia da Almada) é muito simples e bem demarcada, não é necessário monitores.
      Porém é uma trilha com muita subida e descida, portanto não recomendamos fazer a trilha em períodos de chuva ou após chuva, pois a terra molhada pode causar acidentes.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here