Trilha do Corisco

0
119

Trilha do Corisco imgA trilha do Corisco percorre o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Caminho histórico longamente utilizado pelos moradores da região norte de Ubatuba, para se locomover até Paraty antes da construção da rodovia Rio-Santos.

Há indícios de que tenha sido utilizada já na época do ouro, como rota de fuga de piratas.

A Trilha

O passeio começa no Bairro do Corisco, bairro rural da cidade de Paraty, onde a condução deixa o grupo.

O primeiro trecho de trilha nos leva ao alto da serra, onde está o marco de divisa entre os estados do Rio e São Paulo. Após o marco um longo trecho de descida.

Trilha do Corisco img
Trilha do Corisco – Rio Fazenda

A dificuldade desta trilha encontra-se no fato de que a mata constantemente cobre o caminho, é comum a trilha se esconder por baixo do tapete de folhas, galhos e até mesmo árvores caídas, necessitando muita atenção do monitor para saber onde é o rumo certo da trilha.

É comum ver várias espécies: de cobras, macacos, pacas, cotias, tucanos, jacutingas, até vestígios de onça já foram avistados, por isso a atenção tem que ser redobrada tanto para deslumbrar essa rica fauna quanto para própria segurança.

A Trilha termina na Casa da Farinha, antigo engenho de cana, hoje transformado em engenho de farinha de mandioca utilizado pela comunidade caiçara do entorno do parque, que se localiza no sertão da praia da Fazenda, sede do Núcleo Picinguaba em SP.

Trilha do Corisco img
Trilha do Corisco – Casa da Farinha

Recomendações:

  • Alimentação: Vestuário: Calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta, boné e mochila para carga.
  • Acessórios / Equipamentos: repelente, protetor solar, máquina fotográfica, mochila, 1 muda de roupa seca, 1 capa de chuva, 1 agasalho, toalha, lanterna.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here