Fauna e Flora da Ilha Anchieta

0
232
Fauna e Flora - Ilha Anchieta - Ubatuba foto

O Parque Estadual da Ilha Anchieta é uma área de proteção ambiental criada pelo decreto de lei 9.629 de 29 de Março de 1977 do Estado de São Paulo, com administração pelo Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Em sua área de 826 hectares (8,26 km²) as espécimes de fauna nativa são poucas. A maioria foi introduzida na Ilha Anchieta em 1983 pelo Zoológico de São Paulo.

Hoje a ilha possui uma superpopulação de capivaras, macacos-prego, saguis, quatis, gambás, lagartos, tatus e cutias.

Fauna e Flora - Ilha Anchieta - Ubatuba foto

Frequentam a Ilha Anchieta cerca de 72 espécies de aves, destacando-se os espécimes de sabiás, juritis, tangarás, tiés­sangue, colerinhas, saíras, bem-te-vis, atobás, gaivotas e beija-flores.

Muitas espécies se afastaram da ilha em função do corte indiscriminado de madeiras, fogo ateado na mata para abrir áreas de plantação, caça sem controle e predação de ninhos pelas espécies introduzidas como coatis e saguis.

No mar em volta da Ilha são encontrados cardumes de tainhas, robalos, carapaus, sardinhas, peixes voadores e tartarugas marinhas.

Fauna e Flora - Ilha Anchieta - Ubatuba foto

Hoje a caça e a pesca são totalmente proibidas na Ilha Anchieta, estando então a fauna sob proteção de leis ambientais.

A vegetação encontrada na Ilha Anchieta é classificada como Floresta Atlântica, porém a cobertura vegetal foi bastante alterada. A madeira foi utilizada nas casas dos moradores e presídio.

Após a criação do Parque em 1977, o rebanho de cabras foi retirado, foi implantada a vigilância e o acesso à ilha limitado. Essas medidas criaram condições favoráveis à regeneração da vegetação natural.

COMPARTILHE
Artigo anteriorPraia Dura
Próximo artigoPraia Domingas Dias

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here