Turismo sustentável – respeito ao Meio Ambiente

Com mais de 80% de seu território composto por Mata Atlântica protegida e preservada, Ubatuba se torna uma cidade importante para os turistas que buscam atividades de turismo ecológico.

Um turismo Sustentável, respeitando a preservação do meio ambiente.

Curiosidade

Este preservado trecho do litoral norte paulista tem uma característica intessante: é um dos raros pontos no Brasil onde a Mata Atlântica preservada encontra o Oceano Atlântico, criando um meio ambiente ímpar.

Preservação

Para preservar o que restou deste ecossistema, foi criado em 1977 o Parque Estadual da Serra do Mar.

Em Ubatuba o controle do Parque é realizado pelo Núcleo Picinguaba, mas a cidade também tem trechos nos núcleos Santa Virgínia e Indaiá-Cunha.

Saiba mais sobre o Núcleo Picinguaba.

 

Atividades e passeios – VEJA AQUI TODOS OS PASSEIOS

Trilhas

A Mata Atlântica propicia aos praticantes de Ecoturismo e Turismo de Aventura diversas trilhas em Ubatuba, desde as que são indicadas para pessoas de qualquer idade, numa atividade de contemplação da Natureza, até as trilhas que são verdadeiras aventuras e que só devem ser feitas na presença de monitores de ecoturismo especializados e experientes e por pessoas com bom preparo físico.

E dentro desta floresta tropical o amante da natureza pode encontrar diversos tipos de cachoeiras em Ubatuba.

 

Observação de Pássaros

Outra atividade muito ligada a um litoral sustentável é a Observação de Pássaros (birdwatching). Ubatuba abriga uma das maiores diversidades de aves do mundo, e já é muito procurada pelos praticantes deste hobbie.

 

Projeto Tamar

E em se falando de preservação, a cidade de Ubatuba também tem uma base do Projeto Tamar. A base faz o monitoramento da captura incidental de tartarugas marinhas nas redes e nos cercos flutuantes

Equipes do Projeto atendem os chamados dos pescadores para marcar e soltar os animais capturados, além de ensinar as técnicas para reanimar as tartarugas que estejam afogadas– presas na rede, não conseguem subir à superfície para respirar.

Com a ajuda dos pescadores, comunidade e turistas, as tartarugas doentes, feridas e debilitadas que precisam de cuidados especiais são encaminhadas ao Centro de Reabilitação da base de Ubatuba, onde são tratadas, recuperadas e liberadas de volta ao mar.

COMPARTILHE
Artigo anteriorPraia do Pulso
Próximo artigoObservação de Aves

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here