Home Bem estar e relaxamento Constelação Familiar: faça junto à energia da Natureza!

Constelação Familiar: faça junto à energia da Natureza!

O que é Constelação Familiar

A Constelação Familiar Sistêmica segundo o psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, seu criador, é uma ferramenta ou caminho para alcançarmos uma maior consciência de uma situação problemática, de um stress ou mesmo de uma doença.

Porque tem esse nome

O termo “Constelação Familiar Sistêmica” é usado no Brasil e se inspira na tradução da palavra alemã Stellung, que situa uma pessoa em um lugar.

No caso da Constelação, toda pessoa tem um determinado lugar na sua família, na sua rede de amigos ou entre os colegas de trabalho, por exemplo.

Como surgiu a Constelação Familiar Sistêmica

Bert Hellinger

Quando vivi na África do Sul, alguém me contou que a mais longa estrada na África não é a estrada férrea do Cairo para Capetown – uma tentativa de cruzar o norte do país ao sul do país – mas sim de sua cabeça ao seu coração, e de lá para o aqui e agora.” Bert Hellinger

A Constelação Familiar Sistêmica é resultado do conhecimento e das experiências de vida de Bert Hellinger enquanto seminarista, teólogo, filósofo, psicanalista, entre outros.

Durante o tempo em que foi missionário católico na África do Sul, conheceu e conviveu com os povos de lá. Isso o que o levou a perceber que valores daquela tradição tomavam importante sentido e coerência quando alinhados ao seu conhecimento científico e experiência de vida.

Assim, a partir dessa tradição e de todo seu conhecimento anterior como o psicodrama, estudos dos campos morfológicos, DNA energético, física quântica e espiritualidade é que surgiu a “Constelação Familiar Sistêmica”.

Como funciona a Constelação Familiar

A Constelação Familiar Sistêmica considera que, para o equilíbrio da pessoa e harmonia família, determinadas ordens necessitam ser seguidas para que cada membro ocupe o lugar que lhe corresponde.

Por isso é importante saber que:

1 – Toda pessoa pertence a uma família, ou sistema, portanto todos devem ser incluídos e reconhecidos como pertencentes àquela família para que o sistema se harmonize, inclusive os que morreram precocemente, os adotados, pessoas com deficiência etc.

2 – Alguns comportamentos podem se repetir entre gerações da mesma família, fazendo com que a pessoa repita modos de agir que nem são dela própria, mas sim do “costume familiar”. Na maioria dos casos é inconsciente, a pessoa não percebe e isso pode estar atrapalhando a vida dela.

3 – Cada um tem seu lugar na família em ordem cronológica, que coloca os pais antes que os filhos (nasceram antes), o primeiro filho antes do segundo. Coloca o amor entre pai e mãe antes do amor entre pais e filhos. Não se trata de definir um grau de importância, mas, sim, respeitar a ordem dos fatos.

4 – A importância do equilíbrio entre o dar e receber em todas as relações promove respeito, fortalece os laços, expande os relacionamentos e a igualdade de condições.


As razões dos nossos conflitos

Hellinger diz que as razões dos nossos conflitos, stress, doenças, etc. estão além do nosso cérebro racional (neocórtex). Por exemplo: Uma pessoa fumante tosse muito e tem falta de ar. Ela vai ao médico, faz exames, tem um diagnóstico, o médico diz que ela precisa parar de fumar, seguir um tratamento e a pessoa concorda.

Mesmo assim, pode ser que ela não pare de fumar. Saber não garante uma mudança de atitude. Quantas coisas fazemos mesmo sabendo que não nos faz bem? Isso acontece porque saber não basta.

A parte do cérebro que “sabe” é a parte racional, que serve para organizar, elaborar pensamentos e aprender sendo esta parte do cérebro ligada ao passado, presente e futuro: ela guarda os fatos importantes para a pessoa, tanto bons quanto ruins.

As razões dos nossos conflitos, stress, doenças podem estar ligadas ao nosso cérebro emocional (sistema límbico): aquilo que sentimos, as sensações que temos.

Por exemplo, se um fato aconteceu no passado mas a pessoa ainda sente algo (uma emoção ou sensação alegre ou triste, por ex.) ao lembrar disso, para a pessoa é presente, isso existe dentro dela.

Embora o fato tenha ocorrido numa determinada data e tenha tido um começo, meio e fim, o cérebro emocional está ligado somente ao presente, ao que a pessoa sente.

Aí habitam muitas das causas de desequilíbrios físicos, psíquicos, emocionais, energéticos que não percebemos pois ficam guardados no nosso subconsciente.

Outra parte do cérebro importante para buscarmos as causas é no nosso cérebro mais primitivo (reptiliano) , que cuida dos nossos instintos, do irracional, e necessidades primordiais de sobrevivência.

Como se dá na prática a sessão


Foto Guido Bompan

A constelação Familiar Sistêmica pode ser realizada individual ou em grupo.

A pessoa conta ao terapeuta a questão a ser vista.

Quando é em grupo a pessoa escolhe representantes que não precisam, necessariamente, conhecer o assunto a ser constelado mas, mesmo assim, se comportarão de forma coerente ao assunto – observando, sentindo, vivenciando e agindo – a partir das informações recebidas do campo morfogenético* formado e que é capaz de revelar quais nós precisam ser desatados.

Quando a constelação é individual usamos objetos (ex. Bonequinhos) que serão os representantes. A própria pessoa junto ao constelador observam e sentem as informações recebidas do campo morfogenético.

Foto Guido Bompan

Através da observação e contato com as sensações a Constelação Familiar Sistêmica nos possibilita enxergar aquilo não estávamos percebendo, dando uma luz à causa ou causas do que está nos atrapalhando, nos levando ao stress, adoecendo, nos impedindo de ter êxito ou equilíbrio.

É necessário ter um conhecimento prévio para constelar?

Nenhum. A mente e os pensamentos devem ser deixados de lado pois quanto menos você pensa, mais você observa, sente e assim o trabalho flui melhor.

Campo morfogenético

Esta teoria considera que, além da herança genética, ocorre uma transmissão de informações através do campo que pertence determinada família ou sistema.

Por exemplo, imagine que todos os membros da sua família estão de mãos dadas formando uma roda em movimento. Se alguém da roda cai, ou muda o próprio movimento, aqueles que estão ao lado se desequilibram bastante ou até caem juntos e os demais também vão sentindo algo.

Quanto mais distante a pessoa estiver na roda em relação àquela que caiu, mais sutilmente ela sentirá o reflexo da mudança ou desequilíbrio, por isso alguém do outro lado da roda se dá conta de alguma vibração diferente mas não perceber do que se trata: de todo modo a pessoa sente a mudança, é influenciada por ela.

Assim estamos em comunicação com todas as “rodas” (ou família ou sistemas) que pertencemos: a roda familiar, a roda de amigos, a roda do trabalho etc.

Portanto, tudo o que acontece com alguém pertencente à roda, influencia a cada membro dela. Tudo que acontece vai sendo transmitido de geração em geração.

Esse campo de informação é chamado de campo morfológico ou campo mórfico ou morfogenético. Assim sendo cada vez que resolvemos nossos conflitos beneficiamos nossas “rodas”.

Porque é melhor constelar junto à natureza?

Inúmeros estudos científicos apontam os benefícios para o ser humano, quando está em contato com a natureza.

Dois aspectos muito importantes são, a melhora do sistema imunológico e o aumento do bem-estar.

Os minerais e os sulfatos, dentre outras substâncias que penetram no nosso corpo durante o banho de mar, também chegam até nós pelo ar, junto ao oxigênio liberado pelas árvores e outras plantas.

É importante estar longe das preocupações do cotidiano e longe da nossa rotina, os sons emitidos pelas ondas do mar, o farfalhar das folhas e o canto dos pássaros, o cheiro do mar e da mata, a paisagem do mar tranquilo e da montanha coberta de árvores além das plantas e flores.

Este ambiente estimula a produção de hormônios que combatem o stress, como cortisol e endorfina, conduzindo ao relaxamento físico , psíquico e emocional.

Todos esses elementos nos dão suporte para percebermos e lidarmos melhor com as questões que buscamos dar uma luz. Por isso constelar perto da natureza nos traz resultados maravilhosos.

A oportunidade de sair da sessão, caminhar a beira mar, tomar um banho de mar, caminhar em meio a natureza ou ainda contemplar a montanha e o mar nos traz um profundo aproveitamento dos resultados e relaxamento após a sessão.

Se ainda preferirmos, desfrutar do balanço suave numa rede, descansar num lugar acolhedor junto a natureza, nos levará a um importante bem estar.

É recomendado aquietar-se após a sessão, pois as novas percepções surgidas durante a constelação, produzirão novas idéias e sensações.

Assim, ao estar hospedado conosco você tem a oportunidade de ser acompanhado pelo terapeuta durante toda sua estadia, podendo tirar as dúvidas e comentar o que achar necessário.

Para o profissional o atendimento junto a natureza também é extremamente benéfico pois pode dar suporte e presenciar os efeitos imediatos na pessoa constelada.

O atendimento da Constelação Familiar Sistêmica junto a natureza nos faz mais fortes e leves.

Você pode realizar sua Constelação Familiar no SPA Buzio Bay Healing, integrado à Pousada Enseada dos Búzios a apenas 50 metros da Praia da Enseada em Ubatuba, em meio a muita natureza!


Foto Guido Bompan

Faça contato conosco para saber mais detalhes e também conhecer outros serviços de nosso SPA e nossa charmosa Pousada junto à natureza da Mata Atlântica!

ELIANA TESSITORE, autora desta reportagem

Crefito 3650|f. CONSTELADORA SISTÊMICA FAMILIAR (IAM: Insittuto Adailton Meira)

Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (HC|IPq)

Terapeuta Floral, Fisioterapeuta.

Inscreva-se para receber novidades!

A Naturam te dá dicas de destinos incíveis espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Seja o primeiro a receber nossas dicas, promoções e descontos!

3 COMENTÁRIOS

  1. Somos partes de um sistema real de linhagem e experiencias nossas e carmicas tbm
    E o q percebo e quero ajudar pessoas a vencer essas tendencias que muitas vezes trazem doencas emocionais que poderao ser curadas tratadas adequadamente tanri no fisico como na psique. Quero ajudar.

    • Olá Suely, que bom que gostou! Realmente a Constelação chega lá… naquilo que precisa ser visto abrindo nossa consciência! Receba meu abraço querido 💖🌷🦋

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Veja também