Sítio Arqueológico de São Francisco

Sítio Arqueológico de São Francisco

Quem visita São Sebastião à procura de suas praias e paisagens belíssimas, não imagina o Patrimônio Cultural que muitas vezes se esconde nas encostas da Serra do Mar.

No secular Bairro de São Francisco, reduto de pescadores e caiçaras, a Mata Atlântica guarda um importante sítio arqueológico com cerca de 200 anos de história, ruínas de uma enorme e rica fazenda de escravos.

Hoje da antiga fazenda restaram ainda colunas, paredes, escadarias em pedra, terraços com floreiras, muros de contenção ornados com figuras, aquedutos, arcos sobre pequenos vales, canaletas em pedra, um oratório e fornos que juntamente com fragmentos de faiança, porcelana, cerâmica, cachimbos e demais testemunhos materiais, compõem um impressionante sítio arqueológico com cerca de 3000 m2 de restos construtivos.

 

ESTÓRIAS DE PESCADOR

Trilha Sítio Arqueológico de São FranciscoA tradição oral dos velhos caiçaras fala que o local foi propriedade de um cruel proprietário de escravos que em troca de riquezas fez um pacto com o diabo, mantendo-o preso em uma garrafinha sob sua cama. Durante uma viagem do rico fazendeiro, sua esposa encontrou a garrafa soltando o diabo e causando a morte do senhor.

Em meio ao velório, uma súbita ventania aconteceu apagando todos os lampiões e provocando o desaparecimento do corpo. Pouco depois, um forte raio iluminou a fazenda e todos ali presentes viram o diabo em cima da Casa Grande carregando o corpo do fazendeiro, Tal fato, provocou a fuga de todos os moradores e o abandono completo do local.

 

ATRATIVOS

Localizado em meio a Serra do Mar a 160 m de altitude, o sítio é de extrema beleza, com uma vista magnífica sobre o bairro de São Francisco e o Canal de São Sebastião.

As primeiras escavações ali realizadas permitiram recuperar uma expressiva quantidade de vestígios arqueológicos possibilitando obter importantes informações sobre os ocupantes daquelas instalações. Muitas das peças retiradas do local estão expostas no Arquivo Histórico no centro da cidade.

 

Dicas Importantes

Nunca recolha objetos e nem circule em áreas não autorizadas a fim de não comprometer a integridade do registro físico. Para tornar seu passeio mais interessante contrate um guia cultural credenciado no município.

 

UM MERGULHO NA HISTÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO…

Centro Histórico: O Centro Histórico de São Sebastião é composto pela igreja Matriz, Capela de São Gonçalo, Casa de Câmara e Cadeia, Praia Hotel, Residência à Praça do Fórum e 07 quarteirões tombados.
São monumentos que documentam a história de São Sebastião datando o mais antigo do século XVII

 

CONHEÇA OUTROS PASSEIOS HISTÓRICOS PRÓXIMOS AO CENTRO

Fazenda Santana

Um exemplar de engenho de açúcar, construída em 1743, possui um sobrado de pedra e pau-a-pique que abrigava a residência, a Capela e um engenho. A propriedade é compreendida também, de um aqueduto de pedra, senzala, um canavial, zona de mata para lenha, postos. Todo trabalho era feito por mão-de-obra escrava.

Convento Nossa Senhora do Amparo

Em meados do séc. XVII (1640), o sesmeiro Antônio Coelho de Abreu doou terras e uma Capelinha da Nossa Senhora dos Desamparados aos padres franciscanos. Estes a partir de então instituíram em 1664 o Convento de Nossa Senhora do Amparo, tendo anexa a Capela da ordem terceira. O convento foi reconstruído pela Ordem entre 1932 e 1937. Localizada a beira mar, o Convento e sua igreja compõem um dos passeios mais belos e interessantes que você pode encontrar.

Capelas Caiçaras

As Capelas foram construídas entre 1920 e 1960. havendo hoje 10 ainda preservadas. Elas documentam uma época em que os bairros distribuídos pelas praias eram ligados pelo mar, Única via de acesso. Nas vilas, os caminhos eram definidos pelas casas, até então sem muros, pois a família possuía o costume de dividir o mesmo terreno. Uma área privilegiada era destinada à Capela e devoção do Santo escolhido, muitas vezes, sendo construída por esforço da população, com o dinheiro da pesca. A construção das capelas era em alvenaria de tijolos de barro com fachada e o interior apresentado influências coloniais. A singeleza dessas construções marca um modo de vida e um momento de ocupação de nossa cidade.

 

Centro de Informações Turísticas de São Sebastião – Tel: (12) 3852-1808

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here