Trilha Circuito do Centro – Guaecá

0
Circuito do Centro - Guaecá

Trilha do circuito centro – Guaecá

Circuito do Centro - Guaecá

Inicia-se no Centro margeando o muro da Petrobrás, passa pela antiga captação de água da Sabesp e desce em direção ao Guaecá com magnífica vista, entre Guapuvurus, Figueiras e Ingás. Muitos pássaros como Tucanos, Arapongas e Beija-flores pelo caminho.

 

Trilha do Guaecá – Prainha

Se você chegar na Praia do Guaecá e tiver fôlego para continuar a explorar a região, aventure-se apenas mais quinze minutos por uma trilha leve e conheça a Praia do Pindá. Mais cinco minutos, e já com um grau maior de dificuldade, encontrará um mirante (cota 40m) com vista para o costão do Navio (área de proteção especial com 199,3 há) e Alcatrazes a Sudoeste.

No Saco dos Ovos uma pequenina queda d’água de difícil acesso que deságua a beira mar. Rica fauna marinha ao longo do Costão.

 

CARACTERÍSTICAS

  • Contratação obrigatória de monitor local
  • Extensão: 6 Km
  • Duração média para ida: 3 horas (do centro a praia de Guaecá)
  • Altitude: 265 m
  • Condições do percurso: trilha larga na maior parte do percurso, em tempo úmido existem trechos encharcados.
  • Atrativos: antiga captação de água da Sabesp, vista panorâmica do Centro e o Guaecá, observação de fauna e flora típica de Matas Atlântica, banho de mar na praia do Guaecá.
  • Única opção para percorrer a trilha: a pé

 

Praia do Guaecá

Guaecá é uma das mais belas praias de São Sebastião. Além da praia você encontra atrativos: um antigo Convento Carmelita do século XVII em condomínio privado ou uma grande gruta após a ponte sentido Guaecá-Centro, do lado esquerdo. Um guia local poderá lhe contar a lenda sobre esta gruta, onde teria vivido uma grande serpente maligna, que atraía os navios e devorava os marinheiros.

Dicas Importantes

No caminho você poderá encontrar cobras ou outros animais peçonhentos na parte inicial da trilha Centro-Guaecá, sendo de grande utilidade o uso de botas, de preferência, até o meio da canela.

Ao final a mesma passa por propriedade particular só sendo permitida a entrada com prévio agendamento e através de um guia credenciado.

NÃO SE ESQUEÇA

  • Usar roupas confortáveis como calça de moleton e camiseta, roupa de banho por baixo e botas.
  • Levar uma mochila pequena com repelente (citronella), boné, filtro solar, toalha, lanche com alto valor energético e pouco peso, sacolinha para o seu lixo, um cantil de água ou bebida isotônica, binóculo e máquina fotográfica.

 

Centro de Informações Turísticas de São Sebastião – Tel: (12) 3852-1808

COMPARTILHE

Deixe sua opinião!