Santos

Santos é a maior cidade do litoral paulista. Além das praias, a cidade oferece uma grande variedade de pontos turísticos, passeios e lazer, sejam atividades lúdicas como os passeios pelos famosos jardins da orla e a agitada vida noturna, atrações como o Aquário e os passeios de escunas, ou ligados à rica história da cidade em Museus e espaços culturais, ou ainda à sua importância econômica representada pelo grande Porto de Santos.

E tudo isso a apenas 70 km de São Paulo, a maior metrópole do Brasil, perto dos principais aeroportos nacionais e internacionais, e com fácil acesso por ótimas rodovias.

Santos é ainda uma das principais rotas de cruzeiros marítimos e se destaca no turismo de negócios, com um dos mais completos complexos de eventos do Brasil.

Santos lidera ranking das melhores cidades brasileiras.

 


Onde Ficar

A Naturam indica as pousadas e hotéis abaixo para sua estadia em Santos, clique no link para conhecer e fazer sua reserva:


CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA COMPLETA DE HOSPEDAGENS E IMÓVEIS PARA TEMPORADA EM SANTOS.

Principais Atrações

PRAIAS

Santos possui uma faixa contínua de praias com uma orla de 7 km, que é totalmente emoldurada pelo calçadão e os famosos jardins, considerado o maior jardim de praia do mundo.

Esta orla é dividida pelos 7 canais que a cortam, que acabaram gerando uma divisão por bairros e com isso o trecho de praia em frente ganhou nome próprio – mas por ser uma única faixa, as características mudam pouco: extensa faixa de areia batida, e no geral águas tranquilas, com ondas maiores em alguns pontos.

A estrutura presente em todas as praias é excelente: todas possuem quiosques de tipos variados, parquinhos e playgrounds, banheiros e chuveiros públicos, postos de salva-vidas e a presença constante da Guarda Municipal para garantir a segurança.

Praia do José Menino – é o trecho com ondas mais fortes, sede da Escolinha Radical de surf da prefeitura. Fica entre a divisa de São Vicente e o Canal 1.

Praia da Pompéia – praia bastante residencial, boa para o surf, que é homenageado pelo Monumento ao Surfista. Fica entre os canais 1 e 2.

Praia do Gonzaga – nesta praia se localizam a maioria dos hotéis e pousadas, e muitos apartamentos para temporada. Fica entre os canais 2 e 3.

Praia do Boqueirão – esta praia tem uma grande diversidade de restaurantes e bares, além de ser o ponto de maior agito da vida noturna santista. Fica entre os canais 3 e 4.

Praia da Aparecida – praia tranquila, tem na Fonte do Sapo um local procurado para passeios e fotos. Fica entre os canais 5 e 6.

Ponta da Praia – local de águas tranquilas, onde se praticam esportes como vela, windsurf e jetski. Fica entre os canais 6 e 7.

Praia do Embaré – praia eclética, com boas opções de hospedagem e gastronomia. Fica entre os canais 4 e 5.

TURISMO, PASSEIOS, LAZER

Centro Histórico
O charmoso Centro Histórico de Santos foi totalmente revitalizado, e é um agradável passeio para ser feito a pé ou de bondinho elétrico num passeio que se inicia na Estação Valongo.

São edifícios de bela arquitetura como o Teatro Coliseu, o Conjunto do Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Há diversa lanchonetes, cafés e bares simpáticos para um cafezinho ou refresco. A região é também agitada, com diversas casas noturnas.

Museu do Café
De grande importância histórica, o Museu do Café abrigou a poderosa Bolsa do Café até 1957. Fica num belo edifício em estilo neoclássico, com vários andares com muitas atrações deste período importante da economia cafeeira e do próprio produto Café.

E para completar, passe na deliciosa Cafeteria do Museu do Café, com muitas variações dessa bebida e grãos de várias regiões produtoras, traduzidos em bebidas quentes e geladas, drinks, doces e um variado cardápio.

Jardim da Orla
Por mais de 7 km, um calçadão ajardinado com diversas espécies de plantas muito bem cuidadas – o maior jardim de litoral do mundo é um dos orgulhos de Santos. São muitas atrações pelo caminho:

• Ao longo da orla podemos encontrar bibliotecas públicas, salas de cinema e quadras esportivas, quiosques com sucos, bebidas e lanches.

• No Canal 1 fica o Parque do Emissário, local de boas ondas para o surf.

• A Praça das Bandeiras fica entre os canais 2 e 3 e é o ponto de partida das Linhas Conheça Santos, passeios de ônibus pela cidade.

• A famosa Fonte do Sapo, point da garotada para andar de bicicleta, skate e patins, fica no canal 5.

• Entre os canais 6 e 7 encontramos diversos bares de praia, servindo bebidas geladas e porções e petiscos.

Aquário de Santos
Uma das maiores atrações de Santos, com inúmeros tanques. No grande Tanque Oceânico podemos encontrar grandes representantes da fauna marinha como arraias e tartarugas, e há um tanque exclusivo para os tubarões-lixa, com um tanque próprio.

Outros animais como o primeiro pinguim nascido em cativeiro no país e um famoso leão marinho estão presentes. Fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, e o telefone é (13) 3278-7830.

Monte Serrat
No alto deste monte fica Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construído em 1609, e também um mirante com uma das melhores vistas de Santos e do Porto, um espetáculo muito procurado para quem curte também o passeio em um bondinho funicular até o topo, a 167 m, ou para os aventureiros corajosos que topam encara a escadaria de 415 degraus – o resultado final vale a pena.

Parque do Emissário
Projeto do arquiteto Ruy Ohtake, destinado à cultura e prática esportiva. Muitas atividades como playground, ciclovia, pista de cooper, espaços para prática de skate e famoso Museu do Surfe, com pranchas de diferentes épocas e fotos de campeonatos.

No local há uma arquibancada de frente para as boas ondas do local, de onde se pode observar as manobras dos surfistas. No local funciona também a Escola de Surfe Picuruta Salazar, famoso surfista santista que reside na cidade e é um dos professores.

Parque Estadual Marinho da Laje de Santos
Esse é para os mergulhadores (e simpatizantes), fica a 45 quilômetros da costa e tem excelente visibilidade, que pode chegar a 30 metros de profundidade. No local há também um naufrágio artificial repleto de corais e anêmonas, além de tartarugas e muitos peixes. Agências de Santos oferecem transporte e aluguel de equipamentos.

Orquidário Municipal
Recentemente revitalizado este parque tem uma mostra de quatro mil orquídeas de mais de 100 espécies, e abriga cerca de 400 animais de 70 espécies circulando livremente, como pavões, cutias, jabutis e saracuras.


Mapa de Localização

Confira passeios incríveis pelo Brasil:

Inscreva-se para receber novidades!

A Naturam te dá dicas de destinos incíveis espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Seja o primeiro a receber nossas dicas, promoções e descontos!

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens mais recentes

Os mais vistos

Melhores praias para família em Ubatuba foto

As 20 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!
Campos do Jordão - Dicas de o que fazer foto

Campos do Jordão

Campos do Jordão esta localizado no interior de São Paulo e é um dos principais destinos turísticos de inverno do Brasil. Conhecida como a “Suíça Brasileira” devido suas belas construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira...
Festival de Inverno de Campos do Jordão - Programação foto

Programação Festival de Inverno de Campos do Jordão

Veja aqui a Programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. A Fundação Osesp administra o Festival com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio...
Ilha do Cardoso, Cananéia - foto

Cananéia – Guia Completo

Cananéia é uma linda e preservada cidade do litoral sul paulista, um dos melhores roteiros ecológicos do mundo, é a opção ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, passeios de barco, trilhas...
Iguape, Litoral Sul SP - Foto

Iguape – Guia Completo

Iguape é uma cidadezinha com construções históricas, cercada da natureza e possui diversas atrações. Veja dicas de o que fazer, pousadas, ecoturismo, praias, trilhas, festas, eventos, culinária e muito mais!