Praia do Bonete Ilhabela

Naturam » Destinos » Praia do Bonete Ilhabela

A Praia do Bonete de Ilhabela é de grande beleza, e muitos turistas que a visitam a consideram não só uma das praias mais bonitas do litoral norte paulista, mas uma das mais bonitas do Brasil. Embora não seja de fácil acesso, é um passeio imperdível!

A praia fica localizada no lado sul de Ilhabela. É um belíssimo conjunto de águas transparentes e areias claras, com uma orla cercada de árvores e montanhas com muito verde, conservando seu aspecto selvagem e quase intocado.

Praia do Bonete

Para os amantes da natureza a Praia do Bonete oferece um visual incrível, trilhas pela Mata Atlântica cercadas de rios e cachoeiras, algumas levando a outras praias. Você também poderá pegar um barco na própria praia para passeios em praias como a Praia de Enchovas e a Praia de Indaiaúba.

E para quem curte o Surf, esta praia de 600 metros de extensão propicia ótimas ondas, muitas vezes chegando a 3 metros, sendo muito procuradas por surfistas de todo o Brasil.

Mas apesar de todo o ambiente rústico, a Praia do Bonete também oferece alguma estrutura para os visitantes. Há pequenos restaurantes em uma vila de pescadores, e até pequenas hospedagens: campings, pousadinhas e casas caiçaras para locação, para quem quiser passar uns dias longe do agito e próximo à natureza.

Como chegar na Praia do Bonete Ilhabela

Existem diversos passeios de barco que levam até à Praia do Bonete, sejam passeios de 1 dia ou para ir e voltar de barco passando alguns dias hospedado na praia.

Para saber mais sobre os roteiros de parco que levam ao Bonete, consulte a página Passeios em Ilhabela.

Mas se você curte uma aventura, existe a possibilidade de chegar à Praia do Bonete por trilha.

É uma trilha com cerca de 12km de extensão, com muitos aclives declives e pontos que requerem atenção. Só devem fazer a trilha pessoas com bom preparo físico, e de preferência com experiência em trilhas na floresta.

E antes de embarcar nessa aventura, consulte o Parque Estadual de Ilhabela para consultar os períodos em que as trilhas estarão abertas. As visitações devem ser obrigatoriamente agendadas junto ao site da Fundação Florestal.

Para chegar ao início da trilha, você pode ir de carro em direção ao Norte da Balsa – há um ponto onde termina o asfalto e começa uma estrada de terra. No final desta você encontrará o estacionamento e a porteira de entrada para a trilha.

Tenha bastante cuidado. A trilha tem boa sinalização, o caminho na maioria dos pontos é aberto – mas é uma região de mata, que pode estar úmida e o piso escorregadio, além de ser cheio de pedras.

Mas o caminho até o Bonete traz muitas belezas e surpresas incríveis, como as cachoeiras da Laje, Areado e Saquinho, onde fica o Mirante do Saquinho de onde se pode avistar a Praia do Bonete vista do alto.

Assim, o passeio pela trilha em si se torna uma rica experiência de vivência e contemplação da natureza da Mata Atlântica, inclusive para os apaixonados pela Observação de Aves, já que a região abriga variadas e belas espécies de pássaros.

E valem as recomendações para toda e qualquer trilha em Ilhabela: não esqueça o repelente, leve suprimentos (como água, pequenos lanches ou “snacks”, frutas), se possível um estojo de primeiros socorros, e vá com um bom calçado (tênis ou bota) e roupas apropriadas para trilhas.

▶ Vai viajar? Então reserve aqui!

Você sabia que ao fazer uma reserva com um link aqui no nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda a Naturam a produzir mais artigos de qualidade! Agradecemos imensamente a ajuda!

Deixe um comentário