Nossa história e valores

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O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas.

Abaixo separamos informações sobre quem somos, de onde viemos, quais os nossos valores e como trabalhamos para seu melhor entendimento sobre a empresa e seu propósito.

O que você vai ver aqui

Nossa missão

Divulgar informações e conteúdos de qualidade e confiabilidade de destinos turísticos, a fim de beneficiar o turista, o destino, e as empresas envolvidas com o setor turístico do destino.

Visão: Ser um dos maiores portais de guias turí­sticos online do Brasil. Oferecer conteúdo de alta confiabilidade e destacando-se pelo uso intenso de Marketing Digital e por uma equipe comprometida e capacitada com a qualidade total e a satisfação dos leitores e dos clientes.

Valores: Pessoas em primeiro lugar; Estreito relacionamento da marca com clientes e leitores; Qualidade superior; Performance; Comprometimento; Respeito; Ética; Transparência.

Nossa história

Há 23 anos a Naturam iniciou sua trajetória no trabalho de divulgação de destinos e turismo do Litoral Brasileiro na internet.

Em 1998, quando iniciamos nosso trabalho, era muito importante ter bons domí­nios, bom conteúdo e uma conta razoável em um servidor — coisa bem cara na época. As buscas favoreciam os melhores domí­nios, pois eram muito mais simples — a palavra Ubatuba, por exemplo, era usada para todas as finalidades: encontrar a cidade, escolher praias, hospedagem, passeios, etc.

Nós tí­nhamos excelentes domí­nios e contas que permitiam um excelente conteúdo, o que proporcionava excelente retorno aos anunciantes.

10 anos depois, por volta de 2008, os usuários tinham equipamentos muito melhores, conexões cada vez mais velozes e estavam mais habituados à web. Com isso as buscas ficaram muito diferentes. Os navegadores já faziam a pesquisa diretamente da barra de endereços, fornecendo sugestões de busca, e as pessoas se acostumaram a usar termos mais elaborados como Cidade [destino] Praias, Pontos Turí­sticos em [destino], Pousadas em [destino], etc.

A hotelaria no litoral cresceu muito no perí­odo, atraindo investimentos em sites com listagens de meios de hospedagem para consulta rápida.

A Naturam então lançou seu próprio site com listagens e pesquisas de hotéis, pousadas, chalés e outros meios, mas sem perder sua caracterí­stica básica: fornecer o máximo de informações sobre o destino para o público turista.

A união de nossos sites de conteúdo — ainda fundamentais — com os sites de buscas de hospedagens se revelou muito forte, e continuamos a dar excelente retorno aos anunciantes. E isso nos permitia abrir nossos portais para outras empresas do ramo turí­stico, como restaurantes, bares, operadoras e todo o comércio voltado ao turismo.

Como na internet, as coisas evoluem de forma extremamente rápida, apenas 6 anos depois — por volta de 2014 — começaram a surgir com força os famosos “Sites de Reservas”. Empresas com enorme capital, como Booking, Tripadvisor, Decolar e Trivago entraram com tudo no mercado e mudaram completamente a forma de movimentação do turista para os destinos.

Para os meios de hospedagem, foi a mudança de maior impacto desde que a publicidade na internet começou a ganhar força, e será preciso avaliação e estratégia para se colocar no mercado de agora e diante.

Diante desse quadro a Naturam fez uma escolha radical:

Queremos trabalhar com sites de conteúdo, o que permite o uso extensivo também das redes sociais e internet móvel. Queremos divulgar os destinos da melhor maneira possí­vel. Queremos turistas, e não só veranistas.

Porque seguimos esse caminho?

  • É nossa vocação desde 1998, gostamos de divulgar o destino, nos envolver com ele. É a nossa praia.
  • Preferimos buscar o turista, vender a ele o destino e com isso trazer esse público para nossos anunciantes, um público inclusive que está mais interessado em bom atendimento que preços, e que pode dar retorno o ano todo e não apenas no alto verão e feriados.
  • Vemos os anunciantes como parceiros. São tão ou mais importantes para nós que nós para eles, pois os bons estabelecimentos de hospedagem, gastronomia, passeios e todo o trade turí­stico é a razão principal para vendermos um destino — o turista é nosso público alvo comum.
  • Queremos anunciar os melhores Hotéis, Pousadas e Chalés, mas não só eles. Queremos todo o trade do turismo, pois é divulgando o destino como um todo que se obtém um público fidelizado e em constante crescimento.
  • E exatamente por isso não pretendemos ter enormes listas de anunciantes. Preferimos os que se envolvem, que entendem o investimento e com isso nos ajude no caminho do sucesso desta empreitada.

Podemos dividir nossa área de atuação nos seguintes nichos:

  • Portal naturam.com.br, com guias turí­sticos, blog de viagem, eventos, recomendação de hospedagem e pacotes de viagem
  • Redes Sociais: Facebook, Youtube, Instagram, Pinterest

Um breve resumo de cada um deles:

Naturam – Blog de viagens e Guias Turísticos

naturam.com.br é nosso principal portal na internet. Herdeiro de todos os nossos trabalhos desde 1998, aglutinou todo o conteúdo e os domí­nios trabalhados durante esses 23 anos.

Pensando no que os leitores estavam buscando e em como melhorar o retorno para nossos parceiros, a Naturam implementou 5 linhas de trabalho:

  • Blog de viagem: com dicas sobre destinos, passeios, hospedagem e alimentos e bebidas no Brasil e no mundo
  • Guias Turí­sticos: com todas as informações sobre um determinado destino, incluindo atrativos, passeios, onde ficar, onde comer, como chegar, serviços, o que fazer
  • Hotéis e pousadas: indicações das melhores hospedagens em diversos destinos e reservas
  • Eventos: o que rola de eventos pelo litoral e interior do Brasil
  • Pacotes: indicação de pacotes de viagens baratos para uma viagem tranquila e prazerosa

Isso nos permite chegar ao nosso leitor com um conteúdo completo e diferenciado, de forma que ele encontre em nosso site novidades e informações atualizadas.

Desta forma, portal Naturam está recebendo diariamente enorme quantidade de conteúdo constantemente renovado, além de renovações técnicas constantes.

Nosso foco é fazer com que o conteúdo de todos os nossos guias turí­sticos, posts sobre dicas de viagem e destinos e eventos estejam entre os primeiros colocados para todas as buscas no Google, gerando dezenas de milhares de visitas diárias.

Nossas redes sociais

Além do Google, há outras formas de divulgar nosso conteúdo e entrar com contato nosso público alvo, e uma delas é a rede social. Trabalhamos principalmente com o Facebook, Youtube, Google Plus e Instagram. A Naturam é completamente empenhada em continuar crescendo nas redes sociais e entregar um conteúdo de qualidade para todos os nossos seguidores.

Facebook:

Nossas páginas no facebook já atingiram mais de 300 mil curtidas em conjunto, e crescem exponencialmente todo ano. Nossas fan pages são utilizadas com grande sucesso na promoção de nossos conteúdos, e também como uma ferramenta para promover nossos clientes — sendo uma ponte direta para seu público alvo — com a capacidade de alcance de 40 mil pessoas.

Conheça nossas páginas do Facebook:

Youtube:

Estamos investindo pesadamente no nosso canal do Youtube. A consulta a filmes na internet cresce exponencialmente, e será decisiva daqui para frente. A Naturam disponibilizará diversos ví­deos em seus guias turí­sticos a fim de divulgar da melhor maneira possí­vel os destinos e seus anunciantes.

Conheça: youtube.com/c/naturam

Pinterest:

Quando o assunto é Turismo, o Pinterest é uma ferramenta muito utilizada no mundo todo. É uma rede social rede social de compartilhamento de imagens que funciona como um quadro de inspirações e ideias para uma infinidade de assuntos e categorias. A força das belas imagens dos Destinos Naturam aliada a dicas e informações estimulantes dão grande retorno e engajamento de nossos seguidores.

br.pinterest.com/naturamviagens

Instagram:

O Instagram é uma ferramenta poderosa e o utilizamos a fim de promover nossa marca e nossos guias turí­sticos. A Naturam trabalhada para crescer o número de seguidores do Instagram, pois a rede social já chegou na marca de 1 bilhão de usuários e nós, brasileiros, somos o paí­s no mundo com mais usuários.

Conheça: instagram.com/naturamviagens

Quer Saber mais?