Antiga Cadeia e Fórum - Vila, ilhabela

A famosa Vila é o centro histórico de Ilhabela, um charmoso “centrinho” com diversas atrações.

A Vila possui diversas construções históricas, como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Ajuda (de 1806), a antiga Cadeia e a Prefeitura.

Também possui muitas lojas, galerias comerciais, restaurantes e um shopping, tudo com um aspecto bem sofisticado.

 

Pontos turísticos na Vila

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso

Localização: Praça Professor Alfredo Oliani, número 53 – Vila/Centro

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso - Vila, ilhabelaUm dos cartões postais da Ilha, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso está situada no Morro do Baepi, Vila/Centro.

Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso é padroeira de Ilhabela. Com esta invocação, foi erguida a primeira capela, recebendo a imagem trazida com os navegantes portugueses, que tem Nossa Sra. D’Ajuda como protetora.

O prédio histórico de 40 metros de comprimento e 10 metros de largura, é composto por piso de mármore espanhol e o forro do teto exibe a imagem de 5 metros de diâmetro pintada a óleo da Nossa Senhora da Ajuda. Na área exterior, encontram-se as 4 estátuas que compõem a subida dos 35 degraus da escadaria principal, são elas as imagens dos santos São Sebastião, São Benedito, São Pedro e São Paulo.

 

O Cruzeiro

Localização: Praça Professor Alfredo Oliani, número 53 – Vila/Centro – logo em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso no centro.

O Cruzeiro - Vila, IlhabelaA Obra em aço inox da Crucificação de Jesus Cristo, elaborada pelo escultor nascido em Ilhabela, Gilmar Pinna, encontra-se em exposição na Praça Professor Alfredo Oliani.

Desde novo Gilmar Pinna já encantava com suas obras: feitas de areia até os 10 anos, e depois trabalhando com metal.

Foi nomeado em 2007 pela Câmara Municipal de Ilhabela, Embaixador Cultural de sua cidade natal, por relevantes trabalhos de divulgação e contatos culturais realizados entre Ilhabela e outros Municípios tanto brasileiros como no exterior, onde destaca-se o tratado de “Cidades Irmãs” firmado entre o Município de Lousada, em Portugal e Ilhabela, para intercâmbios Culturais, Educacionais e de Turismo, entre outras ações.

Por todos os lugares onde Gilmar executa seu trabalho de arte em escultura, leva orgulhoso o nome de sua ilha, de suas belezas naturais e de seu povo sempre pronto a receber a todos de todo o mundo.

Saiba mais sobre Gilmar Pinna.

 

Antiga Cadeia e Fórum

Antiga Cadeia e Fórum - Vila, ilhabelaLocalização: Praça Coronel Julião, Número 40 – Vila/Centro

A antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela, é um edifício tombado situado no centro.

O antigo prédio com estilo de arquitetura eclética foi construído em perfil militar no ano de 1914, a fim de ser utilizada como cadeia e fórum até o período da República. No pavimento térreo funcionava a cadeia e, no superior, o fórum, que com o abandono de suas funções originais, o prédio passou a abrigar outras instituições.

O prédio tombado recebeu restaurações feitas pelo arquiteto Giovanni Battista Maron e licenciadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Projeto de Ecoturismo da Mata Atlântica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Atualmente, o prédio da Antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela abriga o Parque Estadual de Ilhabela.

 

 

 

 Canhões de Batalha

Canhões de Batalha - Vila, IlhabelaIlhabela já foi palco de muitas batalhas e episódios emocionantes.

O Canal de São Sebastião possuía no século XIX um importante movimento comercial, gerando guerras composta por índios, colonos, jesuítas e piratas saqueadores que lutavam pela terra prometida, na qual os Portugueses responsáveis pela base na nossa nação, levaram a melhor.

Refugiados em Ilhabela, a defendiam com canhões da invasão dos piratas que se aproximavam pelas águas do canal de São Sebastião.

Hoje, as peças monumentais da artilharia Imperial Portuguesa com datas de 1526, 1531 e 1540 ainda são encontrados na Vila/Centro.

Próximos ao Píer, em contraste com o centro histórico, se encontram muitos canhões voltados para o Canal.

 

A Rua do Meio

Rua do MeioPossui grande variedade de lojas, bem movimentado aos finais de semana.
Está localizada em frente ao píer de receptivo turístico, na Rua Doutor Carvalho, na Vila.
 

 

 

 

A Praça da Fonte

A Praça da Fonte - Vila, IlhabelaLocalizada na entrada do centro de Ilhabela – Praça Coronel Julião de Moura Negrão. Frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso.

COMPARTILHE

Deixe sua opinião!