Trilha da Água Branca

  • Nível de Dificuldade: Baixo
  • Extensão: 4,4 km (ida e volta)
  • Piso da Trilha: terra com grande desnível
  • Atrativos da trilha: Cachoeira da Água Branca; Poço da Pedra; Poço da Escada; Poço do Jabuti

Localizada no início da estrada de Castelhanos e com 2.145 metros de extensão, é a trilha mais sinalizada da Ilha, de fácil acesso.

No seu percurso há pontos de descanso para piqueniques ao ar livre e identificação das diversas espécies de árvores.

Deliciosas cachoeiras de águas cristalinas e piscinas naturais refrescam a caminhada. Os cinco poços formados pelas corredeiras do Ribeirão da Água Branca são os principais atrativos da Trilha da Água Branca. Além dessas piscinas naturais, uma torre de observação de cerca de 10 metros de altura tem chamado a atenção de muitos interessados em observar e fotografar aves. Com 4,4 quilômetros (ida e volta) e auto guiada, ela possui alguns trechos com inclinações.

Ela começa na guarita do Parque Estadual, na Estrada de Castelhanos, em terreno plano até o Poço da Pedra – que é bastante profundo. O Poço da Escada, segundo na sequência, tem ao lado uma área de descanso com mesas para lanches. A partir desse ponto, a trilha fica mais estreita, com algumas pedras e terreno escorregadio a serem transpostos.

No Poço da Ducha há uma queda d’água que, pela sua força, é mais indicada para contemplação do que para banhos. A torre de observação é o próximo atrativo. Do alto é possível ver um antigo bananal que atrai muitos animais, principalmente aves como o tucano-de-bico-verde, o tiê-sangue e o macuco. Caxingulês (um tipo de esquilo) também são facilmente avistados na região.

O Poço do Jequitibá ganhou esse nome pela árvore dessa espécie existente em sua proximidade – que se estima ter 400 anos.

O último Poço é o do Jabuti, de onde há um acesso para a Estrada de Castelhanos, o que deixa o retorno um pouco mais curto.

 

Conheça as trilhas de Ilhabela

Artigo anteriorTrilha da Cachoeira do Gato
Próximo artigoPraia do Viana
Avatar
Naturamhttps://naturam.com.br
O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas. Encontre em cada destino as melhores opções de hospedagem, restaurantes e passeios.

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Veja também

Praia do Viana

Extensão: 100 metros Localização: Localizada ao norte, a 9,5 quilômetros da balsa Praias próximas:  Praia da Siriúba...

Praia do Veloso

Extensão: 200 metros Localização: Ao sul de Ilhabela, a 300 metros depois da praia do Curral. ...

Veja também