Naútica

nautica

Sua posição privilegiada com excelentes condições de vento e mar do canal de São Sebastião fez com que Ilhabela levasse a fama de ser a Capital da Vela.

Os fortes ventos que sopram no Canal de São Sebastião, que separam a ilha do continente, são constantes e com mais de 10 nós em 75% dos dias.
imagem barcosIlhabela tem sido cenário de diversas competições que ocorrem durante o ano inteiro e trazem velejadores de todo o Brasil e de diversas partes do mundo, e em julho acontece anualmente a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o mais tradicional evento da modalidade no Brasil e um dos mais importantes da América Latina.

O município tem clubes náuticos, clubes e escolas de vela que oferecem todo tipo de serviço náutico; desde aulas e aluguel de embarcações até suporte para eventos.

O sistema de ventos e correntes, existentes no canal que separa o arquipélago do continente, transformou o local em verdadeira raia de competições de vela e esportes náuticos. As “raias” para as velejadas variam de acordo com a direção do vento. Quando venta leste, a Ponta das Canas vira um dos melhores lugares do Brasil para a prática de windsurfe e kitesurfe. Quando venta sul, os velejadores praticam o esporte em toda a extensão do canal.

O visual de suas velas coloridas, cada vez em maior número, é um cenário que vale a pena ser apreciado.

Os melhores locais para a prática da vela são ao largo da Ponta das Canas, da Praia da Armação, da Praia do Pinto, da Ponta Azeda, da Praia do Engenho D’água e da Praia do Perequê.

Além da vela, esportes como windsurf e kitesurf são praticados na cidade durante quase todo o ano. A prática de windsurfe fez surgir uma sede da categoria na Ponta das Canas. Nos últimos quatro anos o kitesurf tem sido a modalidade que mais tem crescido em número de praticantes.

imagem carta náuticaVeja abaixo links importantes para serviços e associações de vela e náutica em Ilhabela:

Yacht Clube de Ilhabela

BL3 – Cursos de Vela, Guardaria, Locações

Centro Náutico Ilhabela

COMPARTILHE
Artigo anteriorHistória de Ilhabela
Próximo artigoMergulho

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here