foto antiga de ilhabela

A Ilhabela, era povoada pelos nativos antes da chegada dos europeus, e chamada de Maembipe, que na língua tupi significa “local de troca de mercadorias e resgate de prisioneiros”, ou seja, uma espécie de zona neutra utilizada pelas tribos para negociações.

ilustração história de ilhabelaIlhabela foi identificada em 1502 por Américo Vespúcio, que lhe deu o nome do santo do dia, o São Sebastião. Vespúcio escreveu mais tarde que, se realmente existisse um paraíso na Terra, este certamente estaria muito próximo a esta região, hoje denominada Litoral Norte de São Paulo.

O povoamento dos colonos ilha apenas se iniciou em 1608, cem anos após terem à identificado. Foi quando os habitantes de Santos foram a ilha a fim de desenvolver atividades agrícolas, e a principal atividade exercida era o plantio da cana e a produção de açúcar, utilizando exclusivamente mão-de-obra escrava. Plantavam-se em menor escala o fumo-da-terra, o anil, o arroz, o feijão e a mandioca, que substituía o trigo.

O arquipélago foi muito usado como refúgio por corsários e piratas.

A população apenas começou a ter um aumento significativo na segunda metade do século XVIII, quando um pequeno povoado começou a ser formado onde hoje se localiza o centro turístico de Ilhabela. Por volta de 1785, esse povoado foi elevado à condição de capela (denominação colonial para o primeiro estágio de um povoamento), recebendo o nome de Capela de Nossa Senhora D´ajuda e Bom Sucesso.

Em 1805, a ilha foi elevada à condição de município pelo capitão-general Antônio José da Franca e Horta, quando recebeu o nome de Vila Bela da Princesa, em homenagem à filha mais velha do rei de Portugal, D. João VI. Os principais responsáveis da emancipação que tornou a ilha um município foram o capitão Julião de Moura Negrão, o alferes José Garcia Veiga e o senhor de engenho Carlos Gomes Moreira.

Por determinação do governo federal, em 1940 Vila Bela mudou de nome e passou a chamar-se Formosa, que deixou os habitantes inconformados e iniciaram um movimento popular para mudar o nome fazendo com que em 1945 a ilha passasse a ser chamada de Ilhabela (evidenciando sua beleza natural), além de também incorporar a ilha à outros municípios.

COMPARTILHE

Deixe sua opinião!