Cachoeira da Toca – Ilhabela

0

foto cachoeira da toca foto cachoeira da tocaPara quem quer andar pouco e se divertir com a família é uma boa pedida.

A cachoeira da Toca é a mais conhecida de Ilhabela. Tem uma ducha forte, com cerca de 3 m de altura, e um grande escorregador “o maior da Ilha” com cerca de 50 metros de extensão.

A Toca, que dá nome ao local, é uma grande gruta ao lado da qual a cachoeira cai. O rio passa por dentro da gruta, desembocando num pequeno escorregador. Embaixo da pedra é bem raso, já indo um pouco mais para frente o poço já fica com 4 metros de profundidade.

Seguindo o fluxo do rio, existe uma pequena ducha e um poço raso, e mais abaixo, uma queda d’água mais forte, ótima para aquela massagem natural. Na lateral direita dessa queda existe mais uma outra queda pequena, e como o rio afunila ali, ela é bem mais forte, mas dá para aproveitar para sentar um pouco e apreciar a linda paisagem natural.

Por fim chega-se ao divertidíssimo escorregador: a última queda d’água não é tão inclinada e é lisa, permitindo escorregar até o último posso com 3 metros de profundidade.

O local era sede de um antigo engenho de cana de açúcar, que produzia uma das melhores marcas de aguardente da região. A cachoeira é explorada como atração turística pelo atual dono da fazenda, que cobra um valor de ingresso aos visitantes.

Ali é possível ver de perto o alambique que produzia a cachaça.

  • Onde fica: Localizada no caminho para Praia de Castelhanos, propriedade particular com várias quedas d’água e poços e um poço semicoberto por uma enorme pedra.
  • Como chegar: Por uma trilha de fácil acesso, com 20 minutos de caminhada. A entrada para a cachoeira da Toca fica logo no início da estrada de Castelhanos, e existem diversas placas indicando o caminho.
  • Infraestrutura: O local conta com monitores e coletes salva-vidas para quem não sabe nadar muito bem. É cobrada a entrada por pessoa e o valor é revertido para manutenção e preservação do local.
COMPARTILHE

Deixe sua opinião!