História

0
História do Guarujá foto
Foto de Central do Tempo

Guarujá está situada na Ilha de Santo Amaro, tendo sido descoberta em dia 22 de janeiro de 1502 pelos exploradores portugueses André Gonçalves, Américo Vespúcio e suas armadas. Essa visita ocorreu na parte ocidental da ilha, conhecida atualmente como Praia Santa Cruz dos Navegantes.

Devido à topografia, os indígenas e as áreas pantanosas a cidade ficou por mais de 300 anos vazia. Ocorrendo somente a extração de óleo de baleia, pesca e alguns engenhos de açúcar como atividade econômica.

Com o passar dos anos, pessoas que viviam desse tipo de economia foram formando um povoado, e em 1832, por um decreto imperial Guarujá passou a condição de Vila.

Guarujá foi promovida a Vila Balneária de Guarujá em 1893. Sendo encomendados dos Estados Unidos um hotel, uma igreja, um cassino e 46 chalés desmontáveis. Recebendo também serviços de água, esgoto e luz elétrica.

Em 1934 a cidade recebeu no dia 30 de junho o título de Estância Balneária e devido ao seu enorme crescimento em 1947 passou a ser considerada município.

Guarujá possuía uma natureza exuberante espalhada por 27 praias com belezas de todos os tipos, atraindo muitos turistas para a região.

Na década de 70 recebeu o reconhecimento internacional com o título de “Pérola do Atlântico”.

Na atualidade Guarujá continua a se destacar como referência nacional na qualidade de suas praias. O grande desenvolvimento econômico dos últimos anos trouxe muitos investimentos ao setor portuário, náutico, hoteleiro, empresarial, imobiliário e do comércio.

Hoje em dia a cidade é um ótimo destino para quem quer desfrutar das belezas naturais da mata Atlântica e ter um passeio divertido e cultural.

COMPARTILHE

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here