Fortes e Fortalezas

0
Fortes e Fortalezas: Fortaleza da Barra img

FORTE SÃO LUIZ

Localiza-se na Ponta da Baleia, no Guarujá, em uma encosta íngreme na ponta do canal, cuja disposição natural das rochas impediam o desembarque e a tomada do forte pelos inimigos.

Substituiu o extinto Forte São Felipe no papel de defesa da entrada do canal de Bertioga, juntamente com o Forte São João em Bertioga.

Sua obra foi realizada por Morgado de Matheus, na segunda metade do Século XVIII. Passou por uma reforma geral em 1798.

Hoje restam apenas as muralhas tombadas pelo IPHAN, desde 1965.

Localização: Estrada Guarujá – Bertioga, junto à balsa (ao fim da estrada entrar à direita, no acesso à Prainha Branca, através da Trilha da Praia Branca, na mata).
Como Chegar: O acesso a este forte se faz através de uma hora de caminhada aproximadamente, por trilha em mata fechada.
Visitação: Atualmente disponível para contemplação

 

FORTALEZA SANTO AMARO DA BARRA GRANDE

Fortes e Fortalezas: Fortaleza da Barra img
A Fortaleza da Barra Grande foi erguida durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola (1580-1640), mais precisamente em 1584. Está edificada sobre um esporão de rochoso em frente ao estuário de Santos. Tem suas paredes e muralhas espessas construídas com grandes blocos de pedra, óleo de baleia e cal de sambaqui.

Foi desativada em 1911, tendo seus equipamentos e baterias transferidos para a Fortaleza de Itaipu. Passou vários anos abandonada, sujeita à deterioração pelo tempo, falta de manutenção e principalmente pela invasão de vândalos que retiravam madeiras e telhas pertencentes à fortaleza.

Foi integrada novamente ao círculo militar em 1960, atualmente está tombada pelo IPHAN, em 1964, que em parceria com a Universidade Católica de Santos- Unisantos, restauraram a fortaleza.

A Fortaleza também faz parte do roteiro turístico e histórico “Caminhos de Anchieta”, por ter recebido visitas do Padre José de Anchieta e por hoje abrigar uma imagem do beato. Assinalando a entrada do Porto de Santos, na rota de barcos e navios, a Fortaleza da Barra é mirante de privilegiada beleza.

Restaurada e adaptada, teve a casa de pólvora transformada em capela, que conta atualmente com um painel de 20 m² chamado “Vento Vermelho”, a última obra de autoria do artista plástico Manabu Mabe.

Localização: Bairro de Santa Cruz dos Navegantes – Guarujá, entre as praias Góes e Santa Cruz dos Navegantes.
Como chegar: Embarcação ou trilha
Acesso mais utilizado: as embarcações partem da ponte dos práticos: Edgar Perdigão na Ponta da Praia e, após atravessarem o canal de entrada do porto (10 minutos) chegam a um trapiche próximo à fortaleza.
Acesso por trilha: Pode ser feito pela Trilha da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande
Acessos rodoviários:
– Partindo do Ferry-boat: Avenida Ademar de Barros, Rua Manoel Albino, Avenida dos Caiçaras, Estrada Santa Cruz dos Navegantes.
– Partindo do centro do Guarujá: Avenida Leomil, Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, Avenida General Rondon, Rua Miguel Alonso Gonzalez, Estrada Santa Cruz dos Navegantes.
Visitação: As visitas monitoradas são agendadas pela Universidade Católica de Santos / Núcleo de Extensão Comunitária – NECOM.
Telefone: (13) 3228-1240, ramal 1240

 

FORTALEZA DO ITAPEMA

Fortes e Fortalezas: Fortaleza do Itapema img
Foto: Edison Baraçal

A fortaleza do Itapema é uma das mais antigas edificações do Brasil, foi construída no século XVI com a finalidade de proteger o porto de Santos dos invasores. A fortaleza foi erguida em uma única rocha do lado esquerdo do estuário, mais precisamente no antigo bairro do Itapema, hoje, distrito de Vicente de Carvalho, foi levantada com grandes blocos de pedra, óleo de baleia e cal de sambaquis. Em 1638 foi reconstruída por ordem do comandante Torquato Teixeira de Carvalho, com o reforço de 8 peças de artilharia.

Era terceira muralha fortificada construída na região, sendo possível avistar toda a vila de Santos, a fortaleza passou por várias épocas de abandono, reconstrução e reformas. Entre 1735 e 1738 foi novamente reconstruída, sendo emparelhada com artilharia de grosso calibre, os últimos canhões avistados sobre a muralha datam de 1850, em 1883 a fortaleza sofreu um violento incêndio que a deixou totalmente em ruínas. Atualmente está sob responsabilidade da Alfândega de Santos

Localização: Rua Itapema nº 51 Jardim Cunhambebe Vicente de Carvalho Guarujá
Como chegar:
– A partir do Centro de Guarujá (Praia das Pitangueiras): Av. Puglisi – Via Santos Dumont – Av. Tiago Ferreira – Rua Itapema.
– A partir do Centro de Santos: as embarcações partem do terminal de passageiros atrás da Alfândega e atravessam o – Estuário de Santos (15 min.), chegando ao terminal das barcas em Vicente de Carvalho. A Rua Itapema é primeira rua em frente ao camelódramo na saída da estação.
Visitação: Atualmente disponível para contemplação em passeio marítimo.
Telefone: (13) 3352-1222

 

FORTE DOS ANDRADAS

Fortes e Fortalezas: Forte do Andradas imgO Forte dos Andradas, inicialmente chamado de Forte do Monduba (expressão indígena que significa ruído barulhento, provocado pelo choque estrondoso das ondas nos penhascos), foi projetado em 1934, teve sua construção iniciada em 1938 e foi inaugurado em 1942. Sua denominação faz homenagem aos defensores da Independência, os irmãos Andradas: José Bonifácio, Antônio Carlos e Martin Francisco. Preparado para resistir aos intensos ataques aéreos, foi totalmente cravado na rocha, a aproximadamente 300m do nível do mar. Compõe-se de um complexo sistema de túneis de concreto, câmaras e elevadores que permitem a movimentação dos soldados e da munição. Considerado o último forte construído no Brasil, constitui-se numa exuberante atração turística, mantida pela 1ª Brigada da Artilharia Antiaerea.

Localização: Morro do Monduba
Como chegar:
– Partindo do Ferry-boat: Avenida Ademar de Barros, Rua Manoel Albino, Avenida dos Caiçaras, Praça Valter Belian, – Rua Antônio Marques, Praça Ivete Vargas, Rua Horácio Guedes Barreiro.
– Partindo do Centro: Rua Mário Ribeiro, Rua Cubatão, Avenida General Rondon, Rua Alexandre Miguel Rodrigues, Praça Ivete Vargas, Rua Horácio Barreiro.
Visitação: A entrada é permitida somente com autorização prévia e o atrativo organiza visitas guiadas pelo espaço.
Telefone: (13) 3354-2888

*Fonte: www.guaruja.sp.gov.br

COMPARTILHE

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here