Guarujá Guia Completo – Praias e O Que Fazer!

Guarujá é uma cidade tão encantadora que também é conhecida como “Pérola do Atlântico” – e as suas maravilhosas praias e belezas naturais são a prova disso!

É um excelente e agitado destino turí­stico do litoral sul paulista e fica pertinho da cidade de São Paulo, a apenas 88 km da capital, e com isso, num dia sem trânsito, em cerca de 1h30 você chega nessa incrível cidade.

E acredite, além de praias deslumbrantes, encontramos por lá uma infinidade de atividades e lazer.

Sendo assim, criamos para você um Guia Completo do Guarujá, onde você encontrará todas as informações sobre as praias do Guarujá, assim como mapa das praias, dicas de o que fazer, hotéis e pousadas, além de muitas fotos – então continue lendo e saiba tudo sobre a cidade antes mesmo de ir!

O que você encontra aqui:

Sobre o Guarujá

Em resumo, quem busca diversão, relaxamento e descanso num ambiente com ótima estrutura turí­stica, vai adorar conhecer Guarujá!

Primeiro porque no Guarujá você encontra praias que agradam a todos os gostos – das praias mais isoladas (acessí­veis apenas por trilhas), até as mais urbanizadas, bem movimentadas.

E segundo, devido à sua excelente infraestrutura, que reúne shoppings, mercados e muitas lojas e comércio em geral.

Ou seja, Guarujá vai muito além de lindas praias!

Inclusive, na cidade você também pode visitar construções históricas e mirantes durante o dia, e a noite, curtir o agito dos bares e restaurantes.

Foto Praia das Astúrias Guarujá

Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser vista e praticada em diversas praias do municí­pio ao longo de sua orla.

Contudo, não podemos deixar de mencionar que a alta temporada e feriados são marcados por um perí­odo muito movimentado, com congestionamentos, filas e praias lotadas, então esteja preparado para isso.

Mas apesar disso, a cidade ainda guarda recantos onde é possí­vel relaxar em praias que são acessadas apenas por trilha.

Ou seja, sua Mata Atlântica abriga trilhas que levam para praias desertas e piscinas naturais.

Agora que você já tem uma ideia do que você encontra na cidade, vamos falar um pouco sobre suas praias, e depois, seguiremos com as dicas de o que fazer no Guarujá.

Praias do Guarujá

As Praias do Guarujá estão entre as preferidas dos paulistas e não é por nada!

São 27 praias incrí­veis que atendem a todos os gostos!

Mapa das Praias do Guarujá
Mapa das Praias do Guarujá

— Praias do Centro

As praias do centro são, com toda a certeza, opções perfeitas para quem busca agito, movimento, estrutura e muita atividade de lazer.

Em outras palavras, graças a aproximação com o centro, elas acabam por serem praias mais agitadas e com maior fluxo de pessoas.

Além disso, outra característica marcante dessas praias é que estas são margeadas por um calçadão com ciclovia.

Foto da Praia das Pitangueiras - Praias do Guarujá
Praia das Pitangueiras

Falemos então de forma resumida sobre algumas delas.

Primeiramente, temos a Praia das Pitangueiras – a praia central da cidade.

Com um visual bastante urbanizado, possui ondas médias e excelente infraestrutura, porém, lá não há quiosques, apenas alguns restaurantes e muitas barracas na areia.

Foto da Foto da Praia da Enseada - Praias do Guarujá
Praia da Enseada

Em seu lado esquerdo está a famosa Praia da Enseada, uma praia bastante extensa, muito movimentada, com ciclovia, excelente infraestrutura e muito balada a noite.

A Enseada, diferentemente da Pitangueiras, possui quiosques espalhados por toda a orla.

Foto da Praia das Astúrias - Praias do Guarujá
Praia das Astúrias

Já no lado direito da Pitangueiras temos a Praia das Astúrias, uma praia de ambiente familiar, com um mar de ondas fracas e barracas espalhados pela orla.

Praia do Tombo Guarujá - Naturam
Praia do Tombo

Ao sul da Praia das Astúrias temos a Praia do Tombo, que conta com quiosques espalhados por toda a orla e mar de tombo, com ondas bravas e bastante buraco, muito frequentada por surfistas e público jovem.

Foto Praia da Guaiúba Guarujá - Naturam
Praia da Guaiúba

Passando a Praia do Tombo, temos a Praia do Guaiúba, uma praia belí­ssima, rústica, de natureza exuberante.

Foto da Praia de Pernambuco Guarujá - Naturam

Agora seguindo para o norte, um pouco mais afastada do centro mas ainda muito movimentada está a famosa Praia de Pernambuco, conhecida por suas casas luxuosas e lindo visual, cercada pela natureza.

Uma praia bastante residencial porém, muito voltada para o turismo.

Ao lado do Pernambuco e não menos frequentada, está a Praia do Mar Casado.

Foto da Praia do Éden - Praias do Guarujá
Praia do Éden

— Praias isoladas

No Guarujá você também encontra praias mais isoladas, com acesso por trilhas como a Praia do Éden (logo após a Enseada, ainda próxima do centro), e as praias Branca, Preta e Camburi, ao norte da Ilha de Santo Amaro.

No entanto, na cidade também encontramos praias de fácil acesso e que são mais tranquilas e preservadas, entre elas estão as praias de São Pedro, Conchas e Iporanga (todas com controle de número de pessoa).

▶ Conheça mais sobre cada uma das Praias do Guarujá – mais informações e fotos.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre as praias, seguiremos para nossas dicas de o que fazer no Guarujá:

O que fazer no Guarujá

Quem vai para o Guarujá está em busca, principalmente, de suas praias.

No entanto, nada te impede de aproveitar para conhecer outros pontos turí­sticos e ter experiências únicas na cidade, não é mesmo?

E lá o que não falta é opção de lazer, como por exemplo, trilhas, esportes radicais, apreciar vistas de mirantes, conhecer seu passado histórico, visitar fortes, e ainda aproveitar os famosos bares e restaurantes da cidade.

Dessa forma, confira a seguir todos os atrativos do Guarujá:

1 – Visitar o Aquário – Acqua Mundo

Foto do Aquário do Guarujá
Foto: Rogerio Cassimiro

De fato, um dos principais passeios a ser feito no Guarujá é visitar o excelente Aquário do Guarujá, o Acqua Mundo, também uma uma das atrações mais procuradas no litoral paulista na alta temporada.

O Aquário do Guarujá está localizado na Praia da Enseada e é um dos maiores da América Latina.

O enorme aquário oferece aos visitantes 49 recintos (água doce, salgada, aquaterrários e terrários) com representações de vários habitats marinhos e terrestres como manguezal, pantanal, praia e floresta amazônica inundada.

Dessa forma, ao passar por lá você tem a oportunidade de conhecer e admirar uma grande de variedade de animais que vai desde peixes, lindos corais e tubarões, até os fofí­ssimos pinguins e amedrontadores jacarés e cobras.

De acordo com o site da Prefeitura do Guarujá, o aquário possui cerca 180 espécies de animais, totalizando 3 mil animais em exposição.

Principais atrações do aquário

Mas certamente sua maior atração é o tanque de água salgada, com 800 mil litros, construí­do para simular a vida no oceano com peixes de mar aberto, como cardumes e tubarões.

Se puder se planejar, dê uma passada pelo aquário do Guarujá nos horários de alimentação dos animais. 

Para os que gostam de um maior contato com os animais, aproveite para passar a mão em algumas arraias, e se não for suficiente, é possí­vel marcar um horário para mergulhar com os tubarões! 

Isso mesmo, mergulhar com os tubarões!

O mergulho é seguro e é feito com monitores, possuindo uma duração de 30min. Porém, a brincadeira não sai nada barata, o custo é de R$ 300, mas a experiência é incrí­vel. 

Localização: O Acqua Mundo está localizado na Av. Miguel Estéfano, 2001, na Praia da Enseada. Saiba mais aqui.

2 – Visitar os Mirantes do Guarujá

Foto do Mirante da Caixa D'água
Foto: Rogerio Cassimiro

Passeio obrigatório: visitar os mirantes do Guarujá.

São muitos, e muito bem estruturados, então para quem gosta de apreciar uma linda vista e tirar “aquela” foto inesquecível, este é um passeio que não pode faltar no roteiro.

Veja então os principais mirantes do Guarujá:

— Mirante Morro da Campina (ou do Morro do Maluf)

Foto Praia da Enseada Guarujá - Naturam
Mirante do Morro da Campina

Comecemos então pelo mais famoso mirante da Enseada, o Mirante Morro da Campina (também conhecido como Mirante do Morro do Maluf).

Ele está situado no canto direito da Praia da Enseada, no Morro do Maluf, e é um ótimo local para tirar fotos e para vislumbrar a beleza do Guarujá.

Aliás, o mirante tem vista para a própria Praia da Enseada, uma vista incrível, diga-se de passagem. De lá temos uma ideia da enorme extensão da praia.

Em suma, o acesso até o mirante é fácil, podendo ser feito tanto a pé quanto de carro e possui um pequeno estacionamento gratuito no local.

— Mirante Bela Vista

Foto Praia da Enseada Guarujá - Naturam
Mirante Bela Vista Enseada Guarujá

Já no canto esquerdo da Enseada encontramos um outro mirante que vale a pena a visita, o Mirante Bela Vista (também conhecido como Costão das Tartarugas)

No Mirante Bela Vista, diferentemente do que acontece no Mirante da Campina, a vista privilegia o alto mar, e se olhar bem ao fundo, poderá ver grandes barcos na linha do horizonte.

Além disso, lá encontramos um restaurante com show ao vivo nos finais de semana e um ponto de venda de açaí para refrescar os dias quentes.

Aliás, há um estacionamento no local, porém é exigido uma contribuição (cerca de R$ 10) – chegue cedo para garantir sua vaga!

— Píer Tony Villela

Pitangueiras Píer Tony Villela
Píer Tony Villela

No canto esquerdo da Praia das Pitangueiras você tem fácil acesso ao mirante do Píer Tony Villela (antigo Mirante do Gávea).

Do píer, além da vista maravilhosa da Pitangueiras e Astúrias, podemos avistar os surfistas pegando as fortes ondas do canto esquerdo da praia.

Além disso, também encontramos por lá um balanço de flores com o escrito “Eu amo Guarujá”, e juntamente com a Praia da Pitangueiras de plano de fundo, formam um conjunto perfeito para fotos.

É, aliás, um dos pontos mais indicados para assistir o pôr do Sol em Guarujá.

O Píer Tony Villela recebeu este nome em homenagem ao surfista Tony Villela, que morreu de forma heroica após resgatar turistas que estavam em perigo no mar próximo ao píer, em 2008. A homenagem também é vista na estátua de metal que encontramos lá.

O píer está localizado na Alameda Mal. Floriano Peixoto – é uma parada rápida para fotos, mas com certeza vale a pena.

— Mirante do Morro das Galhetas

Mirante do Morro das Galhetas Praia das Astúrias (mirante de vidro)
Mirante do Morro das Galhetas

Indo mais ao sul, entre a Praia das Astúrias e a Praia do Tombo, temos o Mirante do Morro das Galhetas, que se difere por ser feito totalmente de vidro.

Dele, temos uma linda panorâmica da Praia do Tombo.

De fato, são visuais e experiências imperdí­veis!

Lá você ainda consegue tirar uma foto no balanço com flores com os escritos “Eu amo Guarujá”, tendo como plano de fundo a Praia do Tombo.

Mas vale lembrar que o Mirante do Morro das Galhetas é um atrativo turístico solidário. Sendo assim, para conhecer o mirante, é solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível por pessoa.

Além disso, também é importante dizer que o mirante tem um número limitado de vagas para carros, podendo formar filas e consequentemente trânsito para subir o morro, principalmente no fim da tarde. Uma dica é subir de bicicleta ou a pé, ou então, chegar mais cedo.

O acesso ao mirante fica atrás do mercado de peixes, no bairro das Astúrias.

No Google Maps, procure por “Mirante do Morro das Galhetas“, pois se você procurar apenas por “Mirante das Galhetas“, você vai cair no outro mirante que fica mais abaixo do morro, que aliás, presenteia com uma linda vista do mar, e portanto, também merece uma parada para foto.

Não deixe de levar sua câmera para tirar lindas fotos e guarde um tempo para admirar o visual! 

— Mirante Praia das Astúrias

Mirante Praia das Astúrias

Outra vista muito famosa no Guarujá é o do Mirante Praia das Astúrias.

Neste caso não precisamos subir nenhum morro, já que este mirante está localizado no canto direito da Praia das Astúrias e tem uma linda vista que abrange a orla do Guarujá, a Astúrias, a Pitangueiras e a Enseada.

A vista durante a noite também é encantadora.

3 – Voo Livre e Rapel no Morro da Campina (ou Morro do Maluf)

Que tal um pouco de aventura no Guarujá?

Na região central da cidade está localizado o famoso Morro da Campina, que separa a Praia da Enseada da Praia das Pitangueiras.

Este morro de 63 metros de altura, além de ser muito procurado por seu mirante (que mencionamos anteriormente), também é muito procurado para rapel (escalada) e voo livre.

Foto O que fazer no Guarujá - Rapel/Escalada Morro do Maluf
Foto por Rappel Brothers

Para realizar as atividades, não é preciso nenhum tipo de experiência, basta contatar alguma empresa ou agência para adquirir o serviço.

As atividades serão monitoradas e conduzidas por pessoas capacitadas neste tipo de esporte de aventura, para proporcionar total tranquilidade e segurança durante todo o percurso.

Uma experiência única!

4 – Curtir a noite no Guarujá

De fato, a vida noturna no Guarujá é movimentada e badalada.

Sendo assim, depois de um dia na praia, ao anoitecer, a vontade é de sair, comer em um delicioso restaurante ou tomar um gelado sorvete de sobremesa, e caminhar tranquilamente visitando lojinhas e curtindo a brisa do mar.

Bem, você certamente irá encontrar tudo isso com facilidade nas praias localizadas mais próximas do centro, mas as praias com maior número de restaurantes, sorveterias, e bares são as praias da Pitangueiras e Enseada.

Vejamos a seguir algumas atrações para visitar a noite em cada praia:

— O quer fazer no Guarujá a noite (por praia)

Com toda a certeza, as praias onde a vida noturna é mais forte é a Pitangueiras e a Enseada.

Na Pitangueiras encontramos alguns shoppings e galerias, sendo o mais famoso o La Plage, próximo da orla, além de uma feira de Artesanatos, situada ao norte da praia, depois do Shopping La Plage.

Temos também Feiro do Livro, Fonte Musical e muitas outras opções de atrações.

Veja mais opções de o que fazer à noite na Pitangueiras

Na Enseada o anoitecer abre mais ainda o leque de possibilidades de lazer!

Você pode fazer um passeio no calçadão, visitar a feirinha da Enseada e aproveitar também para tomar um drink gelado e ouvir uma música ao vivo nos bares do bairro.

E como se não bastasse, há também na Enseada shopping e galerias, locais onde é possí­vel passear, fazer compras ou comer algo na praça de alimentação.

Durante o verão a Enseada conta com shows, eventos e parques de diversão, e na Praia da Pitangueiras, diversos eventos e apresentações são realizadas pela secretaria do turismo.

Os eventos acontecem tanto de dia quanto de noite.

Mas as opções não param nessas duas praias – ao sul da Pitangueiras temos a Praia das Astúrias, onde você encontra uma feira de Artesanatos, situada no canto esquerdo da praia, além de diversos outros bares e restaurantes.

Outro praia famosa por ter uma noite agitada é a Praia do Tombo, localizada ao sul da Praia das Astúrias, também com diversos restaurantes e bares para visitar, além dos quiosques que também se tornam uma ótima opção de passeio a noite, muitos com música ao vivo.

5 – Fazer passeios de escuna e lancha no Guarujá

Os passeios de escuna e lancha no Guarujá são um dos passeios mais procurados da cidade!

É uma ótima opção para quem quer conhecer mais a fundo Guarujá.

Nestes passeios você relaxa, se diverte e ainda tem a oportunidade de conhecer praias mais afastadas, percorrer o canal de Bertioga e até mesmo observar monumentos históricos do Guarujá, como as ruí­nas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, Forte de São Felipe e São Luiz. 

Ou seja, é um passeio pra lá de especial, pois está recheado de incrí­veis histórias, belezas e muito aprendizado.

A maior parte das escunas e lanchas estão localizadas na região da balsa entre Santos/Guarujá, no lado Santos, saindo da Ponte Edgard Perdigão no Pí­er da Ponta da Praia.

Geralmente os passeios duram cerca de 1h30 a 2h de duração com valor em torno de R$ 50 (Adulto) e R$ 20 (crianças até 10 anos).

Mas também é possí­vel encontrar passeios com maior tempo de duração e outros roteiros, com paradas para mergulho em algumas praias como Sangava, por exemplo.

Tem até mesmo opções de passeios baratos e curtos, como o que vai para a Praia do Goés, cujo valor do barco até a praia sai por volta de R$ 5 a R$ 10.

Outro ponto de saí­da de passeios de barcos é a Praia da Enseada, no Guarujá.

No Canto do Tortugas (canto esquerdo da Enseada) você encontrará um grande número de marinas que oferecem os mais diversos passeios, além de aluguel de jet skis, que também são uma excelente forma de locomoção.

Aliás, falando em meios de locomoção, é comum as pessoas alugarem barcos para visitar outras praias do Guarujá, principalmente na alta temporada, época de muito trânsito na ilha.

Além de passeios pelas praias do Guarujá, também é possí­vel alugar uma lancha para um passeio romântico, um pedido de casamento, cinzas ao mar e até mesmo uma despedida de solteira(o).

6 – Conhecer monumentos históricos – Fortes, Fortalezas e Pavilhões

Foto da Fortaleza da Barra Grande
Foto: Rogerio Cassimiro

Se gosta de conhecer um pouco sobre a história do lugar que está visitando, vai gostar de saber que o Guarujá tem um passado histórico riquí­ssimo.

São fortes e fortalezas que nos levam de volta ao perí­odo colonial além de dois pavilhões localizados no centro do Guarujá que nos lembram da história e da importância dessa cidade turí­stica.

— Pavilhão da Maria Fumaça e do Carro Fúnebre de Santos Dumont

Foto O que fazer no Guarujá - Pavilhão da Maria Fumaça
Foto: Rogerio Cassimiro – Pavilão da Maria Fumaça.

A primeira atração que mencionaremos aqui é o Pavilhão da Maria Fumaça, na Praia da Pitangueiras.

Desde 1892 existe a preocupação com o acesso de turistas no Guarujá, e neste ano se inicia a construção de uma ferrovia que é inaugurada em 1893. O trem seguia até a frente do Grande Hotel, na Praia das Pitangueiras.

Em 1956 o transporte é desativado, e hoje podemos visitar o Pavilhão da Maria Fumaça exposto no cruzamento da Avenida Puglisi com a Avenida Leomil, no centro da cidade.

Outra atração encontrada na Pitangueiras é o Pavilhão do Carro Fúnebre de Santos Dumont.

Carro Fúnebre de Santos Dumont

O carro fúnebre que transportou o corpo de Alberto Santos Dumont (o pai da aviação), falecido em 1932 na cidade de Guarujá, está localizado na Avenida Puglisi em frente ao Pavilhão da Maria Fumaça.

Um Chevrolet Ramona, fabricado em 1929, construí­do quase totalmente em madeira, sendo uma raridade que mantém todas as caracterí­sticas originais, inclusive o motor seis cilindros.

No dia do funeral, o carro passou pela Av. Puglisi seguindo até travessia de balsa Santos — Guarujá, em direção à cidade de São Paulo.

— Forte dos Andradas

O que fazer no Guarujá - Forte dos Andradas
Sturm / CC BY-SA Forte dos Andradas

Indo em direção sul, depois da Praia do Tombo, temos o Forte dos Andradas.

O forte foi inaugurado em 1942, foi preparado para resistir à intensos ataques aéreos.

É totalmente cravado na rocha e construí­do a aproximadamente 300 metros do ní­vel do mar.

Compõe-se de um complexo sistema de túneis de concreto, câmaras e elevadores que permitem a movimentação dos soldados e da munição.

Considerado o último forte construí­do no Brasil, hoje constitui-se numa exuberante atração turí­stica, mantida pela 1 ª Brigada da Artilharia Antiaérea.

Seu acesso é monitorado e agendado previamente.

Para agendar o passeio, preencha o formulário no site da 1 ª Brigada da Artilharia Antiaérea.

— Fortaleza da Barra Grande

Fortaleza da Barra Grande. Foto: Rogerio Cassimiro

Outro importante monumento histórico do Guarujá é a Fortaleza da Barra Grande.

Esta foi erguida durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola (1580-1640), mais precisamente em 1584. Está edificada em frente ao estuário de Santos. 

Atualmente está bem conservada e é administrada pela Prefeitura Municipal de Guarujá em consonância com CONDEPHAAT e IPHAN.

Dentro da fortaleza encontramos o 1º Museu Histórico da Cidade, que oferece visita guiada e infraestrutura mí­nima.

A Fortaleza possui 6 salas e espaços multiuso. Em duas salas temos a cafeteria Sonhos e Sabores e a Loja, abertas ao público no horário de funcionamento do Museu.

O museu está aberto ao público de terça a domingo, inclusive nos feriados. Funciona das 9h às 17h, e nos meses de janeiro e fevereiro até às 18h.

A Fortaleza está localizada no Bairro de Santa Cruz dos Navegantes, entre as praias Góes e Santa Cruz dos Navegantes.

O acesso ao museu é feito de duas maneiras; para quem está em Guarujá pela Estrada Santa Cruz dos Navegantes e uma pequena trilha, e para quem está em Santos, através das barcas que saem da ponte Edgard Perdigão sentido Praia do Góes.

Para mais informações, agendamentos e esclarecimentos você pode entrar em contato através do e-mail fortalezadabarra@gmail.com.

— Forte São Luiz e do Forte do Ipanema

Forte São Luiz

Guarujá ainda abriga dois outros fortes que não são abertos para visitação, no entanto, você pode contemplá-los do lado de fora.

O primeiro deles é o Forte São Luiz, situado na Ponta da Baleia, em uma encosta í­ngreme na ponta do canal, cuja disposição natural das rochas impediam o desembarque e a tomada do forte pelos inimigos.

Juntamente com o Forte São João em Bertioga, teve um importante papel de defesa da entrada do canal de Bertioga

Sua obra foi realizada por Morgado de Matheus, na segunda metade do Século XVIII. Passou por uma reforma geral em 1798. Hoje restam apenas as muralhas tombadas pelo IPHAN, desde 1965.

Para acessá-lo é necessário pegar uma trilha por mata fechada, a Trilha da Praia Branca, no norte da ilha.

Forte da Vera Cruz de Itapema

Por fim, temos o Forte da Vera Cruz de Itapema (ou Fortaleza do Itapema), uma das mais antigas edificações do Brasil, construí­da no século XVI. 

A fortaleza foi erguida em uma única rocha, mais precisamente no antigo bairro do Itapema, hoje, distrito de Vicente de Carvalho.

Era terceira muralha fortificada construí­da na região, sendo possí­vel avistar toda a vila de Santos, a fortaleza passou por várias épocas de abandono, reconstrução e reformas. Atualmente está sob responsabilidade da Receita Federal e não é aberto ao público.

Você pode contemplá-la no endereço R. Itapema, 51 ou através de passeio de barco.

— Ermida de Santo Antônio do Guaibê

Ermida de Santo Antônio do Guaibê

A Ermida de Santo Antônio do Guaibê é uma capela construí­da no século XVI no extremo norte de Guarujá, junto ao canal de Bertioga, e foi uma das primeiras igrejas do Brasil, frequentada pelo Padre Anchieta, que rezava missas e catequizava í­ndios.

Foi construí­da por José Adorno e é feita de pedras de sambaquis e óleo de baleia com conchas. O acesso à Ermida é feito pela Trilha das Ruí­nas, uma trilha secundária da Trilha da Praia Branca, que tem iní­cio na Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, na estrada Guarujá-Bertioga. O caminho é feito por uma área preservada da Mata Atlântica.

7 – Jogar uma partida de golfe no Golf Club Guarujá

Foto do Guarujá Golf Club
Foto: Rogerio Cassimiro

O Guarujá Golf Clube tem 50 anos de tradição e está localizado a menos de 200 metros da Praia de Pernambuco

É considerado um dos melhores e um dos mais bonitos percursos de nove buracos do paí­s.

O Guarujá Golf Club é aberto ao público e oferece instrutores para os que querem aprender a praticar golfe – uma experiência e tanto!

Por lá você também encontra um ótimo restaurante.

Saiba mais clicando aqui

8 – Esportes nas Praias do Guarujá

Agora vamos falar um pouco sobre esportes!

O surf é uma atividade bastante praticada no Guarujá, onde ocorrem eventos nacionais e internacionais.

As praias Enseada, Pernambuco e Tombo são sede de importantes campeonatos, boas para a prática de surf.

Mais ao norte, com acesso controlado, temos a Praia do São Pedro e Pinheiro, também muito procuradas por surfistas por suas ótimas ondas.

Praias como Branca, Preta e Camburi, são praias mais afastadas e mais desertas, porém também são procuradas para a prática do esporte.

Na praia das Pitangueiras é praticado o Surf Noturno, com a iluminação do Canto do Maluf.

Além do surf, os esportes náuticos também são bastante comuns!

Dentre eles, estão o esqui aquático, windsurf, vela, caiaque e canoagem.

A praia da Enseada possui rampas de acesso especí­ficas para lanchas e jet skis.

Outro esporte que não pode passar batido é a pesca!

A pesca com molinete pode ser feita em diversas praias do Guarujá, mas dois locais se tornam ótimas opções por serem de fácil acesso: Ponta das Galhetas, na Praia das Astúrias, e Mirante da Gávea, na Praia das Pitangueiras.

Agora, se está a procura de barcos de pescaria, o melhor local é a Praia do Perequê , porém o turista deve buscar informações com os moradores locais.

Além disso, é possí­vel alugar barcos e equipamentos através das marinas, que possuem uma completa infraestrutura de apoio para pescas e esportes náuticos. Existem muitas dessas na Praia da Enseada.

Por fim, na Enseada também se tornou muito comum a prática do beach tennis e lá também é possível alugar jet skis.

▶ Conheça mais sobre cada uma das Praias do Guarujá – mais informações e fotos.

9 – Trilhas do Guarujá

Foto da Trilha do Conde
Foto: Rogerio Cassimiro

Quando pensamos no Guarujá logo vem a imagem de praias bem estruturadas e urbanizadas, porém, a Pérola do Atlântico também possui uma natureza exuberante e alguns segredos mais escondidos.

Sendo assim, através de trilhas você tem acesso a praias isoladas, algumas praticamente desertas, além de ruí­nas e fortes – Guarujá é realmente cheia de maravilhas!

— Praia do Éden

Foto da Praia do Éden Guarujá - Naturam
Praia do Éden

A trilha mais conhecida é com toda a certeza a Trilha da Praia do Éden!

A Praia do Éden está localizada logo após a Enseada, e como o próprio nome sugere, é um lugar paradisí­aco.

Mas por ser uma trilha bastante í­ngreme ela é considerada de ní­vel médio. 

▶ Confira Como Chegar na Praia do Éden em nosso guia da Praia do Éden, lá você também encontrará diversas fotos e mais dicas da praia.

— Trilha da Praia Branca e Praia Preta

Foto da Praia Branca - Praias do Guarujá
Praia Branca

No quesito fama, logo após a Praia do Éden temos a Trilha da Praia Branca, que leva não somente à Praia Branca, mas continua até a Praia Preta e termina na Praia do Camburi.

Estas praias estão localizadas ao norte da cidade, já próximo de Bertioga.

Até a Praia Branca a trilha é de ní­vel fácil, bem demarcada, cerca de 20 minutos de caminhada – começa em uma subida de cimento, com corrimões em alguns trechos. De seu ponto mais alto há uma bela vista da praia. Depois é só descida, passando pela comunidade da Prainha Branca até chegar na praia.

A partir da Praia Branca temos a Trilha da Praia Preta e Camburi­, de ní­vel difí­cil – da Branca até a Preta são 300 metros e até a Praia do Camburi são 800 metros.

Um ponto de referência para encontrar a trilha é o seguinte: no desembarque das balsas, no Guarujá, é só virar a primeira esquerda que você encontrará o caminho para a Trilha da Praia Branca.

— Trilha das Ruínas

Ruí­nas Ermida de Santo Antônio do Guaibê

A Trilha da Praia Branca também dá acesso à uma outra trilha secundária, a Trilha das Ruí­nas, que leva até as ruí­nas da Armação das Baleias, localizada à margem do canal de Bertioga, e as ruí­nas da Ermida do Santo Antônio do Guaibê, uma das primeiras igrejas do Brasil. 

— Trilha da Fortaleza da Barra Grande

Já a Trilha da Fortaleza da Barra Grande é uma trilha suave, cujo destino é a Fortaleza da Barra Grande, construí­da pelos espanhóis em 1584 para evitar ataques piratas. Uma bela trilha com componentes de observação da natureza, históricos e culturais. Tem iní­cio na estrada do bairro Santa Cruz dos Navegantes, com entrada pelo Clube Saldanha da Gama, e dura cerca de 40 minutos.

— Trilha do Sangava

Outra trilha ali por perto é a Trilha do Sangava, que também tem iní­cio na estrada do bairro Santa Cruz dos Navegantes, com entrada pela Praia do Góes. Tem ní­vel médio e dura cerca de 80 minutos.

— Parque do Conde

Trilha Parque do Conde. Foto: Rogerio Cassimiro

Por fim temos também o Parque do Conde, ideal para quem quer contato com a natureza com um pouco de aventura, com esportes como arvorismo, rapel, parede de escalada, piscina natural e tirolesa.

O parque é administrado pelo Instituto Litoral Verde (ILV), e o acesso é feito por estrada particular, do CEME (Centro de Estudos do Meio Ambiente), à direita no sentido Guarujá-Bertioga de acordo com o ILV. Saiba mais.

Onde comer no Guarujá?

Guarujá de fato possui uma rica gastronomia, com pratos de dar água na boca.

Apesar de peixes e frutos do mar serem a especialidade do Guarujá, encontramos por lá restaurantes e lanchonetes que agradam a todos os gostos!

Sendo assim, vamos colocar aqui pra você algumas dicas dos melhores restaurantes no Guarujá – os mais bem avaliados e tradicionais.

— Restaurantes Enseada

Na Praia da Enseada não faltam opções!

A primeira delas é Bistrô Saint Malo, que fica às margens da Enseada, tendo como especialidade a culinária francesa. No verão e em dias mais quentes de outras estações, os pratos a base de frutos do mar são os mais pedidos. No inverno, caldos e o fondue se tornam atrações no estabelecimento. O endereço é Av. Miguel Stéfano, 1001, Casa Grande Hotel – Enseada.

Outro restaurante localizado no Casa Grande Hotel é o Thai. Este oferece um ambiente único, com decorações, pratos e bebidas no estilo tailandês. Além da deliciosa comida tailandesa, você pode se aventurar nos drinques da casa.

Já o Dalmo Bárbaro é especializado na culinária caiçara. No cardápio, você pode encontrar moquecas de camarão, risotos, uma boa diversidade de massas e iguarias. Situado na Av. Miguel Stéfano, 4751 – Enseada.

Ainda na Praia da Enseada, o Rufino’s Restaurant parece uma cabana de madeira com vista 360 graus. Peixes e frutos do mar são a especialidade da casa. Porém, você pode encontrar vários tipos de massas, risotos e sobremesas no cardápio. O restaurante possui uma adega própria e a escolha do vinho certo para acompanhar a refeição pode deixar tudo mais prazeroso. 

O tradicional Dona Eva, inaugurado há quarenta anos, fica no Hotel Delphin e é especializado na culinária caiçara, com um toque de comida caseira. Fica na Av. Miguel Stéfano, 1295 – Enseada.

— Restaurantes Guaiúba

Saindo um pouco da Enseada, na Praia do Guaiúba temos o Quiosque da Helena, especializado em frutos do mar e oferece porções bem servidas de comida fresquinha. Um dos pratos mais pedidos é o Camarão na Moranga, que serve até duas pessoas.

— Restaurantes Tombo

Já na Praia do Tombo você não pode deixar de conferir o Georgia Café, que possui a fama de servir o melhor açaí­ da cidade. O local também serve sorvetes, cafés quentes e gelados, doces, salgados, saladas e lanches. Fica na Av. Prestes Maia, 330, loja 1 e 2 — Praia do Tombo.

No centro temos o tradicional restaurante Chopp Halle, que funciona desde 1965 em um ambiente requintado e com um cardápio extenso que mistura opções de pratos com peixe, frutos do mar e de comida alemã. O camarão ao alho laminado, o Chucrute Garni (uma mistura de carnes de porco e chucrute) e a paella do Halle são algumas das opções recomendadas pelo chefe. O Endereço é Av. Marechal Deodoro, 1520 – Centro.

— Restaurantes Pitangueiras

Ainda na região central, na Pitangueiras, temos o Tahiti Restaurante. Este oferece um ambiente tranquilo e bem aconchegante à beira-mar. O cardápio é bem variado e combina pratos tradicionais com outros mais requintados. O restaurante parece uma casa na praia e é considerado um dos melhores do Guarujá.

Está localizado na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 367 – Pitangueiras.

— Restaurantes Pernambuco

Indo agora para o norte, na Praia de Pernambuco, o Les Épices serve pratos de inspiração francesa, como a salada de frutos do mar, que combina polvo, lagosta, mexilhão e camarão, num ambiente decorado por orquí­deas.

Está situado na Av. Marjory da Silva Prado, 1100, Sofitel Jequitimar Guarujá – Pernambuco.

— Restaurantes Perequê

Por fim, nossa última dica fica na Praia do Perequê!

O restaurante Cosme e Damião é famoso pelas suas refeições bem servidas e com preços amigáveis para o bolso. No cardápio, o que não falta é comida do mar: ostras, mexilhões, camarão, peixe e siri. Um dos pratos mais populares é o filé de pescada ao molho de camarão que serve de duas a três pessoas.

Fica na Estrada Guarujá/Betioga, Km 7.

Onde ficar no Guarujá? Hotéis e Pousadas!

É claro que, contando com uma excelente estrutura para receber turistas, encontramos no Guarujá centenas de hotéis e pousadas, assim como casas de aluguel e chalés.

Dessa forma, você pode escolher entre se hospedar em bairros mais badalados que durante a temporada de novembro a março ficam cheios de turistas, ou se refugiar em praias um pouco mais distantes e vazias.

Dependendo da opção escolhida, é possí­vel deixar o carro na garagem e andar a pé, pois há supermercados, padarias, lojas de roupa e biquí­ni, além de diversos restaurantes próximos.

Mas, se preferir ficar em um bairro mais distante dos polos turí­sticos, a dica é usar o carro ou o transporte público, mas vale lembrar que como em qualquer cidade do litoral de São Paulo, o trânsito do Guarujá pode se tornar um pouco caótico durante os meses mais movimentados.

Confira em seguida quais são os melhores bairros para se hospedar e qual combina mais com o perfil da sua viagem.

— Pousadas no Guarujá por praia

A Praia da Enseada é onde tudo acontece, com uma vida diurna e noturna agitadas. O bairro é muito bem estruturado para receber turistas, e há opções de restaurantes, lojas, hotéis e pousadas para diferentes gostos e orçamentos. Também é pela sua orla que os palcos são montados para abrigar os diversos shows que acontecem no verão.

Vizinha da Enseada, a Praia das Pitangueiras é a praia central da cidade, e costuma ficar ainda mais cheia que sua vizinha. A estrutura é excelente, com bares, barracas, shopping, feirinhas de artesanato, padaria, hotéis e comércio povoam a região. O mar é um pouco agitado, mas ainda assim bom para banho, para a pesca e também para o surfe.

Depois da Pitangueiras, em direção sul, temos a Praia das Astúrias, que também possui um movimento intenso na alta temporada, mas durante os outros meses do ano costuma ser mais tranquila. É ideal para famí­lias, pois a água do mar é tranquila e abriga uma estrutura com ótimos quiosques e restaurantes. Por ser pequena, quase não há hotéis e pousadas disponí­veis: uma dica, para quem quiser se hospedar por lá, é alugar um apartamento.

Ao sul da Astúrias fica a Praia do Tombo, uma praia de mar agitado e de tombo, ótimo para o surf, que atrai muito o público jovem por seu ambiente descontraí­do. É uma praia pequena, porém mais tranquila do que as praias centrais. Dispões de alguns hotéis, pousadas e apartamentos para alugar.

Por fim, temos a Praia de Pernambuco, localizada entre a Praia do Perequê e a Praia do Mar Casado. Esta abriga o mais importante Resort do Guarujá, o Sofitel Jequitimar. Por ser uma região onde não há prédios e nem avenida beira mar, apenas casas e condomí­nios luxuosos, as opções de estadia são poucas — e com preços mais salgados.

Confira nossa lista com as melhores pousadas no Guarujá!

— Nossas indicações

Selecionamos para vocês 20 hospedagens no Guarujá com ótima classificação no booking – veja a seguir um vídeo com as pousadas e depois, todos os links para você fazer sua reserva:

RESERVE DIRETO PELO BOOKING, com garantia e reserva segura:

1 – Cantinho do Pê (Pernambuco)

2 – Guest House Guarujá (Pernambuco)

3 – Pousada Village Cozumel (Pernambuco)

4 – Canto das Laranjeiras Beach Club (Guaiúba)

5 – Pousada Porto Paraíso (Guaiúba)

6 – Hotel Casarão Pitangueiras (Pitangueiras)

7 – Grand Hotel Guarujá (Pitangueiras Frente ao Mar)

8 – Ferraretto Guarujá Hotel & SPA (Pitangueiras)

9 – Casa Grande Hotel Resort & SPA (Enseada Frente ao Mar)

10 – The Falls Hotel (Enseada Frente ao Mar)

11 – Hotel Ilhas do Caribe (Enseada)

12 – Hotel Ilhas da Grécia (Enseada)

13 – Hotel Costa Balena (Enseada)

14 – Pousada Stand Up! (Enseada Frente ao Mar)

15 – Doral Guarujá (Enseada Frente ao Mar)

16 – Ibis Style Guarujá (Enseada)

17 – Canto das Laranjeiras Tombo (Tombo)

18 – Pousada Praia do Tombo (Tombo)

19 – Hotel Cajueiro Guarujá (Tombo)

20 – Hospedaria (Astúrias)

— Reserve pelo Booking

Você pode ainda fazer uma pesquisa ampliada de hospedagens em todas as praias do Guarujá com reserva segura e garantida:

Booking.com

Como chegar no Guarujá?

Chegar à cidade de Guarujá é mais fácil do que se imagina, até porque a cidade fica distante a poucas horas das principais cidades do Estado de SP, e também possui diversos acessos, como náuticos, aéreos e terrestres.

Distâncias de outras cidades:

  • Bertioga — 37Km
  • São Vicente — 46Km
  • Santos (Praia Grande) — 49Km
  • Mongaguá — 59Km
  • Itanhaém — 76Km
  • São Paulo — 84Km
  • Peruí­be — 106Km
  • Guarulhos — 120Km
  • São José dos Campos — 140Km
  • Campinas — 205Km
  • Sorocaba — 162Km

Localização

Guarujá localiza-se na Ilha de Santo Amaro, no litoral do Estado de São Paulo e é separada do continente pelo Canal de Bertioga e da Ilha de São Vicente pelo Estuário de Santos.

Indo de carro

Você tem acesso ao Guarujá através das seguintes rodovias:

  • Rodovia Cônego Domenico Rangoni (antiga Rod. Piaçaguera Guarujá)
  • a partir do entrocamento da Via Anchieta, em Cubatão.
  • Rodovia Rio-Santos, a partir do Litoral Norte Paulista
  • e pela Mogi-Bertioga

Balsas

  • Travessia Travessia Santos — Guarujá: Parte da Ponta da Praia em Santos.
  • Travessia Bertioga — Guarujá: Outro acesso é pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, chegando a ilha através da Ponte do Monte Cabrão no Canal de Bertioga.

Indo de ônibus

Por fim, chegando na rodoviária de Guarujá, pegue a informação do ônibus para a praia que deseja visitar, e ao entrar no ônibus, peça para o motorista ou para o cobrador te avisar quando for para descer.

O que achou do Guarujá?

Guarujá é com toda a certeza uma cidade litorânea com maravilhosas praias e uma infinidade de passeios e pontos turí­sticos.

Mas e você, o que achou das nossas dicas?

Tem alguma dica de passeio que não colocamos aqui?

Deixe sua opinião nos comentários, adoramos saber o que nossos leitores têm a dizer, isso nos ajuda a criar conteúdos cada vez melhores. Além disso, sua opinião pode ajudar outra pessoa!

Aproveite também para compartilhar esse guia super completo do Guarujá com as pessoas que também são apaixonadas por essa cidade do litoral sul de SP!

Outros destinos recomendados no Litoral Sul Paulista:

Itanhaém

Itanhaém é uma das mais velhas cidades do Brasil: muitas atrações históricas, belas praias, vários passeios, bons restaurantes e vários hotéis, pousadas e outras hospedagens.

Praia Grande

Próxima à região metropolitana de São Paulo, a cidade de Praia Grande é muito procurada pelas praias e inúmeras atrações e variadas atividade de lazer, ecoturismo e festas.

Peruíbe

Peruíbe é uma cidade famosa por ter praias lindas e limpíssimas, mas também por suas atrações com muita natureza, culturais, históricas e várias opções de passeios e lazer.

Iguape

Iguape, bucólica cidade da famosa Praia da Juréia: é lotada de construções do período colonial, com boas opções de bares e restaurantes, uma ponte a separa da Ilha Comprida.

Cananéia

Cananéia é uma linda e preservada cidade do extremo litoral sul SP, um incrível roteiros ecológico para quem busca contato com a natureza, passeios de barco, trilhas e ecoturismo.

Ilha Comprida

Ilha Comprida: sol, mar, dunas, vilas de pescadores, barcos, caminhadas e comida típica caiçara. Tem mais de 70 km de extensão, com várias praias, e boa estrutura comercial.

Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!

Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:

Perguntas Frequentes

Seguem abaixo as perguntas mais frequentes feitas por pessoas que querem viajar para o Guarujá. Se você tiver informações adicionais sobre o Guarujá ou quiser registrar sua opinião, use os comentários – sua contribuição poderá ajudar outras pessoas!

Qual a melhor praia do Guarujá?

A resposta a essa pergunta depende de muitos fatores: gosto, perfil pessoal, se é para ir com a famí­lia, em casal ou amigos… consulte esta página completa, com muitas informações, dicas e fotos, e escolha você mesmo: Todas as Praias do Guarujá.

Onde se hospedar no Guarujá, Pousadas, Hotéis e Casas para Temporada?

O Guarujá tem uma ótima oferta de hospedagem para todos os gostos e bolsos, de Hotéis completos a charmosas Pousadas e outros tipos de hospedagem, como chalés, apartamentos e casas para temporada – veja aqui: Hotéis e Pousadas no Guarujá.

O que fazer no Guarujá, os Melhores Pontos Turí­sticos e Passeios?

Na cidade do Guarujá o que não falta são boas opções de turismo, lazer e passeios. Saiba mais visitando a página O que fazer no Guarujá – Passeios, Lazer e Pontos Turí­sticos.

Onde encontro um Guia Completo do Guarujá para 2022?

Uma página completa, cheia de informações sobre praias, onde ficar e o que fazer você pode encontrar em Guarujá – Guia Completo e Atualizado.

Foto do autor
Autor
Mais de 10 anos de experiência em marketing de conteúdo, turismo, edição de vídeo e filmagem!

7 comentários em “Guarujá Guia Completo – Praias e O Que Fazer!”

  1. Já fui várias vezes no Guarujá e , as informações que vocês postaram são completas, bem detalhadas e confiáveis. Parabéns pelo trabalho.

    Responder
  2. Boa noite, estou de boca aberta com essa matéria impecável, rica em detalhes, parabéns vocês tem minha admiração!

    Responder
    • Olá Merlyn!! Nós que agradecemos esse feedback maravilhoso, ficamos muito contentes em poder fazer conteúdos de qualidade. E em breve terá atualizações aqui 😀 tem atrativos novos por lá. Um forte abraço!

      Responder
  3. Ótimo site! Informações verdadeiras e nos faz ficar com muita vontade de conhecer a cidade! Moro aqui e realmente é tudo isso que o site fala! Amo essa cidade! Vou compartilhar seu link em todas as minhas redes sociais!

    Responder
    • Estamos muito felizes que tenha gostado! Trabalhamos sempre para colocar informações de qualidade para nossos leitores e seu feedback é um indicativo de que estamos no caminho correto, ficamos muitíssimos agradecidos!

      Responder

Deixe um comentário