Categoria:

Ubatuba e a Pandemia: situação atualizada para o turismo seguro.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/01/2020

DE ACORDO COM OS DECRETOS PUBLICADOS PELA PREFEITURA DE UBATUBA EM 18/01/21:

  • As praias continuam ABERTAS
  • Hotéis e Pousadas continuam funcionando com normalmente, apenas com restrição de 40% de uso das áreas comuns
  • Restaurantes: limitação de atendimento em diferentes segmentos a 40% da capacidade e a redução de horário de funcionamento de restaurantes para 8 horas diárias (no período entre as 6 e as 20 horas).
  • Bares e adegas somente poderão funcionar em esquema delivery e a comercialização de bebidas alcoólicas, mesmo nessa modalidade, fica proibida após as 20 horas até as 6 horas do dia seguinte.
  • Atrações turísticas como o Aquário, museus, shoppings, academias e comércio em geral ficam limitadas ao atendimento presencial na proporção de 40%de sua capacidade e respeitando 8 horas diárias, cumpridas no período compreendido entre as 6 e 20 horas.
  • Na faixa de areia, o decreto proíbe qualquer espécie de comércio, locação e prestação de serviço, inclusive o comércio ambulante.
  • Eventos ou festas que ocasionem aglomeração e a prestação de serviços de passeios turísticos por meio de veículos estilizados, tais como trenzinho e ônibus, escunas e banana-boat, também estão terminantemente proibidos.
  • Está suspensa a emissão de senhas de acesso ao Município para ônibus e vans de turismo, independentemente do período de permanência, até 1º de fevereiro de 2021.

FASE ATUAL – O Governo do estado de São Paulo, por segurança no intuito de segurar a evolução de casos dos últimos dias, colocou algumas regiões da FASE LARANJA, entre as quais a que UBATUBA está inserida.

No entanto, a FASE LARANJA esse estágio se tornou mais permissiva.

Algumas atividades – como salões de belezaacademias e parques, por exemplo – passaram a ser permitidas na fase laranja. O atendimento presencial em bares, entretanto, continua proibido.

Como ficou a Fase Laranja

  • Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
  • Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.
  • Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.
  • Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.
  • Parques estaduais, salões de beleza e academias poderão abrir.

As regras para mudança de alguma região para fases mais flexíveis continuam as mesmas.

No entanto, circulam informações errôneas para os turistas que querem vir para Ubatuba. Veja abaixo as reais informações e importantes procedimentos para fazer uma viagem tranquila e segura.

Inclusive, a PREFEITURA DE UBATUBA ALERTA para informações falsas circulando nas redes sociais – veja o Comunicado da Prefeitura de 06/01: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/fakecovid0601/

Não haverá fechamento das praias, mas é importante insistir: evite aglomerações, tome medidas de distanciamento, higiene – proteja a si e ao próximo, e sua viagem será tranquila.

Como está o acesso às praias, atrações e comércio?

Importante: não há barreias para o acesso a Ubatuba

Andaram circulando nas redes sociais informações de que a entrada na cidade está sendo barrada. Isso é falso, todas as entradas estão liberadas normalmente – mas continue lendo para se informar como proceder para férias seguras em Ubatuba.

As Praias continuam LIBERADAS

As praias e ilhas de Ubatuba estão com acesso liberado, todos os dias da semana, respeitados os protocolos sanitários e de distanciamento de no mínimo 6 (seis) metros entre grupos. Procure AQUI a possibilidade de praias mais tranquilas.

Pousadas e outros Meios de Hospedagem

Permitido atuarem em sua capacidade normal, restringindo o acesso aos espaços de áreas comuns a 40% da capacidade total, observando protocolo específico ao setor.

Se você procura estabelecimentos de hospedagem que seguem as normas e protocolos sanitários importantes para proteger os seus, consulte esta lista: Pousadas em Ubatuba, Hotéis e outras Hospedagens.

Restaurantes, Bares e Similares

Os bares permanecerão, por enquanto, fechados.

Estão com funcionamento liberado os Restaurantes, sem aglomeração, respeitando 40% de ocupação e funcionamento por 8 horas, e no máximo até ás 20 hs – é obrigatório o uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel.

Comércio em Geral

  • Permitido o funcionamento todos os dias da semana, inclusive em feriados prolongados, por até 8 horas.
  • Fechamento no máximo às 20 horas.
  • 40% de ocupação máxima do espaço reservado ao público/clientes, de acordo com a metragem quadrada de cada estabelecimento, devendo constar em lugar visível para os órgãos de fiscalização a lotação máxima do estabelecimento.
  • obrigatório uso de máscaras e álcool em gel.

Turismo de 1 dia

Continua suspensa temporariamente a emissão de senhas de acesso ao município para ônibus e vans de turismo de permanência de 1 dia. A suspensão não se aplica aos meios de transporte que se destinam a meios de hospedagem, com permanência superior a um dia.

Este decreto tem como objetivo evitar a forte aglomeração causada pelos praticantes do “bate-e-volta” durante este período de altíssima temporada, e vale por 30 dias a partir de sua publicação, e poderá ser prorrogado por mais 30 dias.

Nova lei do silêncio em Ubatuba

Para garantir a tranquilidade de moradores e turistas, foi aprovado o projeto de lei nº 132/20.

Pelo artigo primeiro “fica proibida a execução de ruídos, vibrações, sons excessivos ou incômodos de qualquer natureza, produzidos por qualquer forma, inclusive os gerados e propagados por veículo nos logradouros públicos ou no interior de imóvel”.

Projeto Tamar Base Ubatuba

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba está aberto à visitação, cumprindo as medidas atuais. Um ótimo passeio para a família – além da beleza de várias espécias de tartarugas nos imensos tanques, muita informação sobre a preservação destes incríveis animais marinhos. Conheça o Projeto Tamar Ubatuba.

Aquário de Ubatuba

O Aquário de Ubatuba ESTÁ LIBERADO, com permissão das autoridades de saúde do município de Ubatuba para retomar suas atividades diárias, cumprindo as medidas atuais. O Aquário adota um rigoroso protocolo de higiene, ainda mais restritivo do que as recomendações dos órgãos de saúde, para garantir uma visita segura e responsável – conheça o Aquário de Ubatuba.

NOTA – O Aquário adota medidas excepcionalmente cautelosas para dar o máximo de segurança aos visitantes, é importante seguir as regras para frequentar – um ótimo passeio fara todos.

Como os turistas devem proceder estando em Ubatuba?

Para você que quer voltar a Ubatuba, é muito importante seguir as regras de circulação e utilização das estruturas da cidade: uso de máscaras, higiene frequente com álcool 70 ou mãos bem lavadas com sabão, distanciamento social ao máximo possível. Vamos ser conscientes para que possamos proteger nossas famílias e a população de Ubatuba!!!

Onde posso ir para evitar as aglomerações em Ubatuba?

Praias mais extensas, com menor frequência e larga faixa de areia

Para quem tem família, principalmente com crianças, e para quem quer tranquilidade e distanciamento social, o ideal é procurar as praias de menor movimento e com espaços mais largos. Recomendamos algumas abaixo com esse perfil, clique na praia para ir à página com fotos, vídeos, dicas e como chegar:

Praias Desertas, Isoladas e Trilhas

Para quem curte mais aventuras, uma boa opção para atividades que fujam de aglomerações são as praias mais isoladas, tanto no continente quanto nas ilhas.

Veja aqui uma relação de praias desertas no continente: Praias Desertas de Ubatuba.

Algumas são alcançadas em passeios de barco, veja como fazer em Passeios de Escuna e Lancha em Ubatuba.

Você pode se aventurar numa das mais badaladas trilhas de Ubatuba: a famosa Trilha das 7 Praias de Ubatuba.

Outra trilha, muito mais tranquila mas que termina em uma praia paradisíaca é a Trilha para a Praia Brava da Almada.

Roteiro Gastronômico de Ubatuba

Em Ubatuba, muitos restaurantes estão seguindo à risca todos os protocolos sanitários, sem aglomerações e com muita segurança.

Além disso, Ubatuba se tornou hoje um dos melhores pontos de gastronomia do litoral paulista.

Vale muito a pena conhecer o que há de melhor na culinária Ubatubense aqui > Restaurantes de Ubatuba

Como está a pandemia de covid-19 em Ubatuba?

Todas as informações aqui expostas foram baseadas no DECRETO DE 18 DE JANEIRO DE 2021, da Prefeitura de Ubatuba, o último sobre a pandemia, veja o decreto completo aqui.

Apesar do decreto do Governo de SP, colocando o estado na fase vermelha durante os feriados de final de ano, Ubatuba preferiu aderir aos outros municípios do Litoral Norte por entender que a situação permite continuar em FASE AMARELA.

Você pode obter informações completas sobre a evolução da pandemia do COVID-19 em Ubatuba e das prevenções e combate ao corona vírus no site oficial da prefeitura: https://www.ubatuba.sp.gov.br/

Canais indicados para quem quer saber TUDO sobre UBATUBA:

Guia Completo de Ubatuba: naturam.com.br/ubatuba

Clima e Tempo em Ubatuba: Previsão do Tempo para Ubatuba

Ubatuba no Facebook: facebook.com/melhorespraiasdeubatuba

Quando ir a Ubatuba: A Melhor Época para Viajar para Ubatuba

Ubatuba no Youtube: youtube.com/naturam

Ubatuba no Instagram: @ubatubanaturam

Naturam Viagens e Turismo: naturam.com.br

Vida Saudável e dicas para aumentar a imunidade: fitnesslifestyle.com.br

PRAIAS PARA FAMÍLIAS – Vai para Ubatuba com a família? Não deixe de ver este vídeo para fazer seu Roteiro de Praias:

PRAIA DESERTAS – No vídeo abaixo apresentamos 8 belas praias desertas de Ubatuba, mas existem muitas outras – você poderá ver fotos e dicas dessas e outras praias isoladas em Praias Desertas de Ubatuba.

As praias de Ubatuba estão abertas? As praias estão liberadas para tudo? E onde se hospedar com segurança? Restaurantes, comércio… como está o turismo em Ubatuba na pandemia? Essas e outras perguntas frequentes são respondidas abaixo:

As praias de Ubatuba estão liberadas para turistas?

Sim, as praias estão liberadas. Veja as regras e protocolos para frequentar com segurança em Ubatuba e o corona vírus. E aproveite para fazer seu Roteiro de Praias de Ubatuba – veja as mais de 100 Praias.

Como estão funcionando os Hotéis e Pousadas de Ubatuba?

Todos os Hotéis e Pousadas estão abertos e seguem regras de funcionamento e os protocolos de segurança. Veja uma ótima lista de estabelecimentos de qualidade em várias faixas de preço e perfil na página Hotéis e Pousadas em Ubatuba.

Os Passeios e Pontos Turísticos estão abertos e funcionando?

Sim, você terá muitas opções de passeios, como o Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar Base Ubatuba, Passeios de Lancha e Escuna para as Ilhas de Ubatuba e muitos outros.

Comentários

  1. Boa tarde aluguei aartamento do dia 29 ao dia 03 em Ubatuba mais estão falando que as praias não vão poder funcionar não vai leiberado entrar nas praias por favor pode me atualizar e este comentário é verdade ou pode entrar normal nas praias por ser fazer vermelha ?

    • As praias estão liberadas! Apenas boa parte do comércio não poderá funcionar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e depois em 1, 2 e 3 de janeiro.

    • Olá, pelo o que vemos as pessoas estão levando sim – lembrando que é necessário respeitar os protocolos sanitários e de distanciamento de no mínimo 6 (seis) metros entre grupos.

    • Olá, não encontramos restrições da prefeitura, e pelo o que vemos as pessoas estão levando sim – lembrando que é necessário respeitar os protocolos sanitários e de distanciamento de no mínimo 6 (seis) metros entre grupos.

  2. Olá, boa tarde! De acordo com o novo decreto na data de hoje 22/12 do governador já se sabe se as praias continuarão liberadas? E se terá alguma barreira sanitária para entrar em Ubatuba?

  3. Vou viajar p praia da enseada em janeiro , aluguei um chalé desde setembro . Quero saber se terei algum problema qto a pandemia ou restrições !

  4. Bom dia !
    Gostaria de saber como está o acesso as praias em Ubatuba, estão liberadas?
    Está tendo alguma abordagem na pista para chegar até a praia?

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

- De um apaixonado por viagens para outro -

Veja também

%d blogueiros gostam disto: