Foto principal por Kleber Luz

Subir na Pedra do Baú e ver o mundo até onde a vista alcança proporciona um sentimento maravilhoso, com certeza esta é uma visita imperdível em Campos do Jodão.

O Complexo Pedra do Baú é um dos pontos procurados por aventureiros que buscam desbravar e contemplar as belezas da Serra da Mantiqueira.

Localizado na Cidade de São Bento do Sapucaí, o melhor acesso se dá por Campos do Jordão.

Com uma altitude de 1.950 metros o Complexo do Baú é uma enorme formação rochosa que compõe um dos principais cartões postais de Campos do Jordão.

O complexo é formado por três rochas: a Pedra do Baú, a maior e mais alta pedra com 1.950 metros de altitude; O Bauzinho com 1.760 metros; e a Ana Chata com 1.670 metros de altitude.

Estas rochas são um convite para escalada, podendo ser feita pela face norte (acesso por São Bento do Sapucaí) ou face sul (acesso por Campos do Jordão), esta com percurso mais longo.

Complexo Pedra do Baú - Campos do Jordão

Bauzinho

Aos que buscam um programa mais leve o Bauzinho é uma boa pedida.

Chega-se tranquilamente de carro ao Bauzinho e para alcançar sua parte mais íngreme é necessário subir uma pequena trilha de 10 minutos.

Seguindo as placas na estrada da Campista chega-se na rua de terra que leva a Pedra do Baú, onde no final um platô com placas indicativas mostram uma pequena trilha para o Bauzinho. De lá é possível avistar a pedra maior, apontada bem de frente, com seu grande paredão rochoso, que enche os olhos a todo instante.

 

Pedra do Baú

Já que procura adrenalina, a Pedra do Baú é um desafio e tanto, sendo a maior das 3 rochas

É possível subir ao topo da pedra maior por uma outra trilha que demora em média uma hora e meia de caminhada na mata. Logo após encontram-se as escadas de ferro e vergalhões cravados nas pedras. A partir deste ponto a adrenalina fica mais forte, pois o trajeto é feito por meio de escalada nos paredões estreitos da rocha, que exige certo preparo físico e muita coragem dos visitantes. Recomenda-se que este passeio a pedra maior do Baú seja conduzida por guias capacitados, que conhecem bem as trilhas e as escadas que levam ao cume.

No ponto mais alto da Pedra os visitantes podem andar em sua base, apreciando uma visão espetacular. É possível ver de um lado boa parte da serra de Campos do Jordão, e de outro as lindas montanhas de Minas Gerais. Na ponta da Pedra do Baú vê-se um enorme precipício de granito, capaz de dar vertigem a qualquer pessoa.

Suba a Pedra do Baú com a equipe do Bosque do Silêncio

 

Ana Chata

A pedra Ana Chata fica no meio da trilha para a Pedra do Baú e pode ser vista, em alguns ângulos da estrada, entre a Pedra do Baú e a Pedrinha.

Após uma longa caminhada, é necessário cruzar uma gruta, e fazer a subida por uma trilha estreita e difícil, com abismos ao lado. Do seu alto tem-se uma vista parecida com a da Pedra do Baú.

 

Para os que preferem uma atividade mais radical pode desbravar todo o complexo da Pedra do Baú, começando pelo o Bauzinho, subindo a Pedra do Baú pelas escadas metálicas da face Sul, descendo pelas escadas da face Norte, e depois ainda vai até a Ana Chata. A atividade tem duração média de 8 horas, portanto é preciso chegar ao local bem cedo.

Pela cidade de São Bento do Sapucaí existe também um caminho para a Pedra do Baú, que exige ainda mais destreza na escalada. A prática de rapel e alpinismo também são bastante comuns no local, em que os esportistas encontram diversos terrenos para esportes radicais.

Importante:

Todas as práticas devem ser feitas sob o acompanhamento e orientação de um guia montanhista que oferecerá equipamentos e instruções necessárias para que seja efetuada com a máxima segurança; bem como o aventureiro deve trazer alimentos leves e adequados para atividades, água e soluções isotônicas, além de estar com calçados adequados para prática, como roupas de preferência com manga longa e calça comprida já que há contato com mata semi virgem e, blusa pois a temperatura no topo da rocha tende ser bem mais baixa que na base.

 

Entrada:  Gratuita – passeio público

 

Como chegar

Siga sentido a Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Chegando em Vila Jaguaribe, faça o contorno à esquerda em frente ao Supermercado Roma, seguindo sentido a Fábrica de Chocolates Araucária. Passando a ponte, localizada próximo ao Estádio Municipal, siga a rua à esquerda, conhecida como Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here