Foto principal por Família Ferraz Campos

O Palácio da Boa Vista em Campos de Jordão, foi construído para servir como casa de veraneio do Governador do Estado.

A obra foi concluída em 1964 e três anos mais tarde, o então Governador do Estado de São Paulo, Abreu Sodré, resolveu abrir as portas do Palácio para o público e em 1970 declarou o Palácio da Boa Vista “Monumento Público do Estado de São Paulo”.

Hoje o Palácio atrai visitantes devido a sua arquitetura com o estilo dos castelos europeus e mobiliário antigo, além de também abrigar um Museu com obras de artistas nacionais e estrangeiros.

Numa área de quase três mil metros quadrados, tendo como localização o topo de colina onde se pode ter uma vista panorâmica dos bairros da cidade, o Palácio é dividido em 35 ambientes e 105 cômodos, decorado no estilo inglês Maria Tudor.

O Boa Vista abriga um grande acervo artístico e cultural que pode ser contemplado durante sua visita ao Palácio, como mobiliários dos séculos XVII e XVIII, antiguidades, esculturas, peças decorativas, objetos religiosos, e obras de artistas contemporâneos, como Tarsila de Amaral, Anita Malfatti, Aldo Bonadei, com destaque para os quadros de Di Cavalcanti.

A visitação conta com presença de monitores que explicam cada uma das peças e obras presentes no local, com tour de 1 hora, passando pelos principais cômodos; porém é proibido o uso de máquinas fotográficas e filmadoras durante a visita.

Curiosidade

Foi num Salão Nobre e no Pátio Interno do Palácio da Boa Vista que ocorreu o primeiro evento musical de música erudita, o “Primeiro Concerto de Inverno de Campos do Jordão”, que mais tarde deu origem ao atual “Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”, que passou a ser realizado no Auditório Cláudio Santoro devido ao aumento do número de participantes.

 

  • Entrada: Gratuita – Todas as visitas são acompanhadas por educadores – A visita deve ser agendada com antecedência.
  • Horário de Funcionamento: De 4ª feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
  • Mais Informações: (12) 3662-1122
  • Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 – Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP.
  • Email: monitoria@sp.gov.br
  • Site: www.acervo.sp.gov.br 
  • Telefone: (12) 3668-9759 / 3668-9700

 

Como chegar

Passando por Vila Abernéssia, o centro comercial da cidade, vire à esquerda na rotatória das flores que está próximo à Estação da Estrada de Ferro e ao Fórum; siga a rua lateral ao Mercado Municipal, passando pelo Hospital Municipal. Seguindo por esta avenida em aclive, encontrará o Palácio Boa Vista, a sede do Governo do Estado de São Paulo.

Deixe sua opnião