Mosteiro de São João

0
Mosteiro de Sao Joao ou Monjas Beneditas - Campos do Jordão

Foto de Red Lotus – Spiritual Travels

Em meio a um lindo bosque e um belo jardim você encontra a Comunidade Monástica do Mosteiro São João (também conhecido como o Mosteiro das Monjas Beneditinas), local onde residem as monjas, conhecidas como “As Beneditinas” pertencentes à mais antiga ordem religiosa do ocidente, fundada por São Bento Abade.

Trata-se de um local onde a natureza impera em harmonia com a religião.

A espiritualidade beneditina

A Ordem de São Bento, tradicionalmente, é conhecida pelo lema “Ora et Labora”, ou seja, Reza e Trabalha, então conforme a tradição monástica os monges vivem de seu próprio trabalho.

A espiritualidade beneditina oferece exatamente o que falta aos nossos tempos… procura preencher o vazio e curar a fraqueza na qual muitos de nós vivemos, de maneira sensível, humana, íntegra e acessível a uma humanidade estressada, super-estimulada e super- agendada.

Canto Gregoriano

A principal atração do Mosteiro é recital de Canto Gregoriano. Diariamente, as 17h45, as irmãs se juntam na Capela de São João Batista para cantar a palavra de Deus de forma artística, em uma belíssima oração que fascina a todos os visitantes.

Religião e Natureza

O Mosteiro está cercado pela natureza, o que aumenta a sensação de paz e tranquilidade. Um caminho pelo bosque com grandes árvores leva a um lindo lago cheio de peixes, onde um jardim divide espaço com o Mosteiro.

O espaço oferece também uma agradável área de reflexão e oração. Caminhos cercados de luminárias levam a grutas com imagens cristãs, onde você pode desfrutar do espaço para fazer suas preces com paz e tranquilidade.

Trabalho social

Vivem no Mosteiro 27 irmãs, que lecionam catequese a crianças, e fazem também um trabalho social chamado Clube das Mães, onde mulheres de famílias carentes aprendem artesanato e auxiliam as monjas na fabricação de doces vendidos na loja.

Souvenires

Desde o início de sua fundação, o Mosteiro São João dedicou-se aos mais variados trabalhos artesanais que são vendidos numa loja instalada dentro do próprio espaço.

O Mosteiro, portanto, possui uma pequena loja, onde estão à venda livros, imagens, cartões postais, CDs e artesanatos. Além de bolos e doces feitos pelas próprias irmãs.

É um delicioso passeio que oferece experiências de paz interior, com perfeita integração com o meio ambiente. Sem falar na oportunidade de escutar o maravilhoso Canto Gregoriano da Ordem Beneditina.

 

  • Entrada: Gratuita – passeio público
  • Horário de Funcionamento: Diariamente das 9h às 12h e das 13h às 18h.
  • Mais informações: (12) 3662-4277
  • Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 330 – Vila Abernéssia – Campos do Jordão – SP
  • Site: www.mosteirosaojoao.org.br

 

Como Chegar

A partir da Vila Capivari seguir sentido ao centro comercial, Vila Abernéssia, avistando o Mercado Municipal vire à direita, após siga em frente por aproximadamente 350 metros, fique atento pois logo a frente, ao lado direito da rua, você avistará a entrada do Mosteiro São João, em Campos do Jordão.

Deixe sua opnião