Gruta dos Crioulos

Gruta dos Crioulos - Campos do Jordão foto

A Gruta dos Crioulos, ponto turístico de Campos do Jordão, trata-se de uma monumental pedra arredondada que carrega em seu nome uma lenda.

A lenda diz que a Gruta dos Crioulos abrigava em suas cavernas os escravos foragidos das fazendas na época da escravatura, a fim de evitar a fúria dos capitães do mato. Os escravos eram liderados por Manoel Crioulo através das terras que eram de propriedade do Sr. Cícero Prado.

A gruta fora escolhida como esconderijo devido à dificuldade de chegar até ela na época, inacessível, sendo necessária uma verdadeira odisseia por entre um caminho rústico aberto na mata, conhecido como velho caminho das minas de ouro, que ligava o Sul de Minas aos portos de São Sebastião e Parati.

Ela está localizada a aproximadamente 9 Km de Vila Jaguaribe (antiga Vila Velha). A parte final que dá acesso a gruta é por rua de terra, sem muita manutenção, por isto aconselhamos fazer o passeio em veículos off road, e se possível acompanhado de um guia local.

Cercada por mata, a Gruta dos Crioulos trata-se de uma monumental pedra de 700 m2 , com um diâmetro de 30 m de altura e 20 m de profundidade, meio arredondada, chata e côncava podendo abrigar inúmeras pessoas em seu interior.

Curiosidade

Segundo os moradores mais antigos, dizem que nas noites de lua cheia, quem andar pelos lados da Gruta dos Crioulos, ouve o arrastar de correntes e gemidos, pois os espíritos dos crioulos fugitivos ainda vagam pela região.

Em memória aos escravos que ali faleceram foi colocado uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e uma cruz na gruta.

  • Entrada: Gratuita – passeio público
  • Endereço: Estrada da Campista

 

Como chegar:

Siga sentido a Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Chegando em Vila Jaguaribe, faça o contorno à esquerda em frente ao Supermercado Roma, seguindo sentido a Fábrica de Chocolates Araucária. Passando a ponte localizada próximo ao Estádio Municipal, siga a rua à esquerda, conhecida como Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho até a Gruta dos Crioulos.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here