O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jorão é considerado o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina.

O evento acontece na cidade anualmente todo mês de julho, e reúne grandes nomes do estilo através de apresentações, masterclasses, aulas individuais de instrumentos.

Ao longo de sua história, nomes do porte de Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross, Mstislav Rostropovich, Michel Philippot, Kurt Masur, Dame Kiri Te Kanawa, Trio Beaux Arts, Ysaÿe Quartet e Le Poème Harmonique, entre muitos outros, brilharam nos palcos e classes do Festival.

O primeiro concerto aconteceu em 24 de julho de 1970, no Salão nobre do Palácio Boa Vista, idealizado por Luís Arrobas Martins e coordenado por Maestro Camargo Guarnieri.

Em 1973, sob o cargo de diretor do Festival de Inverno, que maestro Eleazar de Carvalho implantou as oficinas pedagógicas, aonde jovens músicos puderam ter contato com grandes instrumentistas; encontros estes que acontecem, até hoje, todos os anos.

Portanto, todos os artistas que passam pelo festival entram na programação pedagógica do Festival, dando aulas e masterclasses a jovens músicos que vem de diferentes partes do mundo para se aperfeiçoarem. Os jovens também se apresentam na Orquestra Acadêmica encerrando as edições, obtendo inclusive premiações como a Carlos Gomes, Eleazar de Carvalho para o melhor bolsista do Festival, o novo Prêmio Ayrton Pinto, o Concurso Camargo Guarnieri e do Festival Tim de Música.

Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.

O principal palco desse evento é o Auditório Cláudio Santoro, projetado para receber as grandes atrações do Festival.

O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp. A Fundação Osesp o administra, com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio Zanon é o Coordenador Artístico-Pedagógico do Festival.

A programação completa do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é, geralmente, anunciado em junho no Palacio dos Bandeirantes, pelo Sr. Governador.

Deixe sua opnião