A Casa da Xilogravura é o único museu do Brasil especializado em Xilogravuras, com um diversificado acervo de obras de artistas brasileiros e internacionais.

A xilogravura é uma arte que teve origem no Oriente há mais de um milênio e meio, e se trata de gravuras feitas por meio de impressão sobre o papel de uma matriz entalhada em madeira.

Casa da Xilogravura

Os chineses empregavam esta técnica para imprimir orações budistas e os japoneses a utilizaram no ano 770 para estampar talismãs. Com as inovações técnicas do final do século XIX, a xilografia passou a ser praticada pelos artistas como forma de expressão para criar obras autônomas, e passaram a ser observadas como quadros.

Fundado em 1987 pelo professor e escritor Antônio F. Costella, o museu reúne em suas 20 salas mais de 5 mil obras de 400 artistas, entre Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral, Lívio Abramo, Marcello Grasmann, Maria Bonomi, Regina Katz e tantos outros.

Logo na entrada do museu, entre pilares imponentes, um grande tronco de ipê dá boas vindas aos visitantes, para lembrar que “sem árvore não há xilogravura e nem vida”. Uma peça que se estima ter nascido por volta de 1660.

Neste passeio, além das obras, o público poderá conhecer um atelier xilográfico, bem como a biblioteca com materiais que explicam mais sobre essa técnica e arte e também conferir as lembranças, artesanatos e materiais para aventurar nesta arte, na lojinha do museu.

O Museu, particular, porém aberto a visitação, está instalado no antigo prédio do Mosteiro de São João (Irmãs Beneditinas), construído em 1928, em frente à Igreja N. Srª da Saúde. O espaço também é a sede da Editora Mantiqueira, que tem a renda com a venda de seus livros destinada aos custos e manutenção da Casa. O ícone da editora é o cão Chiquinho, que pertenceu a Costella conheceu e se tornou personagem de muitas de suas histórias contadas através dos livros e que está sepultado no jardim do local.

Casa da Xilogravura
Foto por Campos Online


Entrada

Adulto R$ 4,00
Maiores de 60 anos R$ 2,00
Menores de 12 anos não pagam

Horário de Funcionamento
Aberta ao público de quinta a segunda-feira, das 9:00 h às 12:00 h e das 14:00 h às 17:00 h. Fechando somente as terças e quartas.

Mais Informações
(12) 3662-1832

Endereço
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295
Vila Jaguaribe (junto à Praça N. Sra. da Saúde).

Como chegar
Seguindo sentido a Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade, faça o retorno em frente ao Supermercado Roma, situado em Vila Jaguaribe; vire à direita seguindo pelo caminho que leva a Igreja Nossa Senhora da Saúde. A Casa da Xilogravura está localizada em frente a igreja.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here